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Tipo do documento: Dissertação
Título: As portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II
Autor: Barbosa, Carlos Eduardo Amaral
Primeiro orientador: Ambrogi, Ingrid Hötte
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Brito, Maria Teresa Alencar de
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo de caso sobre a prática do ensino de música com alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, a partir de músicas de seus respectivos cotidianos, em uma escola particular da cidade de São Paulo, revelando uma proposta embasada em um projeto denominado Portas da Música. Os objetivos específicos consistem em analisar as contribuições da Música enquanto prática pedagógica para a formação geral do indivíduo em ambiente escolar, e também em refletir sobre o papel docente e seus objetivos de ensino, enquanto mediador da aprendizagem e da construção do saber. Os fundamentos teóricos buscaram autores como Paulo Freire, Antônio Severino, Arminda Aberastury, Michael Young, Keith Swanwick, Teca Alencar de Brito, Sérgio Figueiredo, Maura Penna e Maria de Lourdes Sekeff, entre outros, assim como, para analisar o material escrito produzido pelos alunos no decorrer do ano letivo, utilizamos a teoria da relação com o saber , de Bernard Charlot, que diz respeito às relações epistêmicas, sociais e de identidade. Concluímos que, das relações estabelecidas pelos alunos com o saber e o aprender a partir de canções de seus cotidianos, construiu-se saberes de naturezas disciplinar, musical, que ampliaram as possibilidades de interação com o saber humano Música; e não disciplinares, de caráter filosófico-epistêmico-existencial, que possibilitaram aos educandos novas visões de mundo e de si mesmos, contribuindo direta e dignamente para o processo de humanização de cada indivíduo, para a realização digna do ser cultural sobre o ser puramente biológico, fim último da educação mediadora.
Abstract: This dissertation is a case study about the practice of music teaching with students of 8th and 9th years of Brazilian Ensino Fundamental II (the final years of Elementary Education), with songs from their own everyday life, at a private school in São Paulo, revealing an approach based in a project named Portas da Música (Doors to Music). Its specific purposes were to analyze contributions of Music as pedagogical practice to the general education of individuals in school environment, and also to debate the teacher s role and teaching objectives, regarding the teacher as a mediator for learning and knowledge building. The theoretical foundation comprises authors such as Paulo Freire, Antônio Severino, Arminda Aberastury, Michael Young, Keith Swanwick, Teca Alencar de Brito, Sérgio Figueiredo, Maura Penna e Maria de Lourdes Sekeff, among others. For the specific purpose of the analysis of the written production by students throughout the year, we used Bernard Charlot s Theory of Relation to Knowledge , with its approach to identity, social and epistemic relations. We concluded that the relations the students established with knowledge and learning through songs from their own everyday life have enabled not only the construction of disciplinary, musical knowledge which, in its turn, expanded the possibilities of interaction with human knowledge, but also non-disciplinary philosophical-epistemic-existential knowledge, which granted the students with new world views and self-images, contributing directly and with dignity to the process of individual humanization, for the realization of the cultural being over the purely biological being, ultimate purpose of mediatory education.
Palavras-chave: educação mediadora;  educação musical escolar;  música e ensino fundamental II;  adolescentes e música;  música como objeto-saber;  mediatory education;  school musical education;  music and Brazilian ensino fundamental II;  teenagers and music;  music of knowledge object
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BARBOSA, Carlos Eduardo Amaral. As portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1899
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13591
Data de defesa: 31-Mai-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1899/1/Carlos%20Eduardo%20Amaral%20Barbosa.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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