Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Renata Pereira Navajas Mancilhapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:31Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:06:11Z-
dc.date.available2013-12-20pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:06:11Z-
dc.date.issued2013-08-14pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Renata Pereira Navajas Mancilha. Arte contemporânea e as suas materialidades: um projeto de ensino e aprendizagem. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1880-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13576-
dc.description.abstractThis study addresses the reality of teaching art in schools of basic education and its environment grip is a Centro Educacional Melo e Arice, an institution of private schools in the city of Jacarei SP. Aims to present new possibilities of making art through advanced languages and artistic references, in order to broaden the repertoire sensitive and expressive of teachers and students, as well as reorienting the practice of teaching art. Presents an art workshop aimed at teachers of that school, led by a local artist, through action research, qualitative approach that allows the intervention of the researcher in order to produce knowledge and information from the field of research. The relevance of the research is established on two basic aspects: the pedagogical and social. From the social point of view, it recognizes the work of a local artist and represents a huge potential for expansion of cultural knowledge. From the pedagogical point of view, the research turns to confirmation that the more it promotes the teaching of art and their diverse modes of learning more is produced improvement in the quality of teaching and in people's lives by offering a proposal pedagogical aims to unite theory and practice. It is concluded from this study that with the offer of a training project through interdisciplinary proposals that blend artistic and social, will be unleashing good situations that may well expand the epistemological foundations of educators leading thus to rethink and analyze teaching practice in training experiences through workshops that make the action intense and alive with art without seeking answers ready to perform the actions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de artepor
dc.subjectartistapor
dc.subjectexperiênciapor
dc.subjectarte: conceitos e técnicaspor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectteaching art, artisteng
dc.subjectexperienceeng
dc.subjectart: concepts and techniqueseng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.titleArte contemporânea e as suas materialidades: um projeto de ensino e aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoO presente estudo aborda a realidade do ensino de arte em escolas da educação básica e tem como ambiente de aderência uma instituição da rede privada de ensino do município de Jacareí SP, o Centro Educacional Mello e Arice. Tem como objetivo apresentar novas possibilidades de fazer arte por meio de avançadas linguagens e referências artísticas, com vistas a ampliar o repertório sensível e expressivo de professores e alunos, bem como reorientar a prática do ensino de arte. Apresenta uma oficina de arte destinada aos educadores da referida escola, conduzida por um artista local, por meio de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa que permite a intervenção do pesquisador com o intuito de produzir conhecimentos e informações junto do campo pesquisado. A relevância da pesquisa se estabelece em dois aspectos básicos: o pedagógico e o social. Do ponto de vista social, reconhece-se o trabalho de um artista local e representa uma imensa possibilidade de ampliação de conhecimento cultural. Do ponto de vista pedagógico, a pesquisa se volta para a confirmação de que quanto mais se promove o ensino de arte e os seus modos diversificados de aprendizagem mais se produz melhoria na qualidade de ensino e na vida das pessoas por meio da oferta de uma proposta pedagógica que visa unir a teoria e a prática. Conclui-se neste estudo que com a oferta de um projeto de formação por meio de propostas interdisciplinares, que mesclam o artístico e o social, haverá o desencadeamento de boas situações que bem podem ampliar as bases epistemológicas dos educadores levando, assim, ao repensar e analisar a prática docente em experiências de formação por meio de oficinas que tornam intensos e vivos o agir com a arte, sem precisar buscar respostas prontas para realizar as ações.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743149818600283por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Stori, Norbertopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020por
dc.contributor.referee2Soares, Suely Aparecida Gallipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1084851064977338por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4112/Renata%20Pereira%20Navajas%20Mancilha%20Barbosa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1880/1/Renata%20Pereira%20Navajas%20Mancilha%20Barbosa.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.