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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professores de arte dos anos iniciais do ensino fundamental: formação e atuação
Autor: Regina, Laima Irene Liblik
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo membro da banca: Pagotto, Maria Dalva Silva
Resumo: Este estudo refere-se à formação e atuação do professor de Arte que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão de pesquisa investigada foi entender como é a preparação deste profissional da Educação para o seu trabalho de sala de aula, como ele aprende e também como ensina. É fundamentado teoricamente nos seguintes autores: Shulman, Mizukami, Ferraz e Fusari, Nóvoa e Gatti. Metodologicamente caracteriza-se por ser um estudo descritivo de natureza quantitativo-qualitativa, sendo quantitativo por meio de questionários enviados através da Internet ou diretamente para as escolas de Ciclo I e qualitativo (entrevistas realizadas em uma segunda etapa, pessoalmente), durante o 1º e 2º semestre de 2012. A questão central, no início da pesquisa era verificar se havia alguma relação direta entre formação inicial e aulas ministradas, e se a resposta fosse positiva, quais relações são significativas, considerando que todos estes professores devem seguir a legislação e os PCN`s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Este primeiro objetivo passou a segundo plano e outras questões, tais como o que é o seu treinamento especifico e pedagógico, ou seja, como dar aulas de Arte , que materiais são mais utilizados e o que o professor faz para se atualizar foram levantadas e respondidas a partir das fontes de coleta de dados. Os principais resultados, a partir dos questionários respondidos com questões abertas e fechadas, referem-se a formação inicial e contínua dos professores, e como eles atuam na sala de aula. A análise das respostas indica que estes 35 profissionais são majoritariamente mulheres, na faixa de 30 a 50 anos e afirmam trabalhar as quatro linguagens, dando menos importância à Dança. Preferem ensinar o que melhor e mais sabem devido à sua formação inicial e que se utilizam dos PCN`s, livros e internet para organizar suas aulas. Gostariam de mais cursos e orientações diretas, sentindo falta das reuniões que costumeiramente aconteciam para atualizações e trocas de experiências. Vários professores parecem misturar afetividade e ensino, esquecendo a função precípua da escola que é apresentar e socializar os saberes construídos historicamente pela humanidade.
Abstract: This study is based on the formation and performance of art teacher who works in the early years of elementary school. The research question investigated was to understand how is the preparation of the education professionals for its work in the classroom as well as how do they both learns and teaches. It is theoretically based on the following authors: Shulman, Mizukami, Ferraz and Fusari, Nóvoa and Gatti. Methodologically characterized by being a descriptive study quantitative-qualitative and quantitative through questionnaires sent through the Internet or directly to schools of Cycle I and qualitative (personally interviewed in a second step) during the 1st and 2nd half of 2012. The central question at the beginning of the research was to see if there was any direct relationship between initial training and classes, and if the answer was positive, which relations are significant, considering that all these teachers should follow the law and the PCN`s (National Curriculum Parameters). This first goal went to background and other questions, such as what is your specific training and teaching, ie, as "teaching Art," which materials are best used and what the teacher does to improve his knowledge, were raised and answered from the sources of data collection. The main results from the questionnaires formatted as open and closed questions, refer to initial and continuous training of teachers, and how they act in the classroom. The analysis of the responses indicates that these 35 teachers are mostly women, ranging from 30 to 50 years and claim to work the four languages, giving less importance to the Dance. They prefer to teach what they know best due to their initial formation and they use PCN`s books and the web to organize their classes. They would like more courses and more direct guidance, they also miss meetings that used to happened for updates and experience exchanges. Many teachers seem to "mix" affection and teaching, forgetting that the primary function of the school is to introduce and socialize the historically constructed knowledge of the humanity.
Palavras-chave: formação de professores;  arte;  ação docente;  teacher education;  arts;  teacher action
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: REGINA, Laima Irene Liblik. Professores de arte dos anos iniciais do ensino fundamental: formação e atuação. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1877
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13573
Data de defesa: 26-Fev-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1877/1/Laima%20Irene%20Liblik%20Regina.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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