Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13571
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma janela aberta para a leitura de mundo: o desenho de crianças de 9/10 anos a partir de intervenções pedagógicas
Autor: Bonci, Estela Maria Oliveira
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Gobbi, Márcia Aparecida
Segundo membro da banca: Másculo, José Cássio
Resumo: Por meio da linguagem do desenho as crianças podem dizer tudo o que pensam e ao mesmo tempo podem não dizer nada. Enquanto desenham, as crianças estariam presas a estéticas ou padrões culturalmente pré-estabelecidos? Será que o ato de desenhar das crianças ocorre livre de interferências, onde simplesmente desenham e dão asas à sua imaginação? Para responder estas questões foram realizadas ações com crianças de 9/10 anos em projetos interdisciplinares que envolveram o encontro com o patrimônio cultural da cidade no Parque Buenos Aires com suas esculturas e um longo projeto em que ações propositoras prepararam as crianças a vivenciarem experiências próximas às obras que seriam vistas, sem que as crianças soubessem, na exposição Coleção, Ciência e Arte no Centro Universitário Maria Antonia/USP (CEUMA). Após o contato com a exposição, outras produções artísticas e portfólios foram produzidos pelas crianças. As vozes e os desenhos produzidos pelas crianças durante a pesquisa nos apresentam mais do que simples marcas no papel, pontos, linhas ou curvas. Na análise dos registros e dos desenhos infantis, com observações também tornadas visuais por meio de fotos, é que a riqueza das produções pode ser desvelada e ampliada. Desenvolvendo, estimulando e acompanhando a produção dos desenhos buscamos compreender como as crianças representam suas percepções. Pelos desenhos infantis redescobrimos o mundo supostamente conhecido, se soubermos ler seus processos e produções e ouvi-los antes, durante e depois de suas ações poéticas.
Abstract: Children through the language of the drawing can say whatever they think and at the same time can say anything. While drawing, children would be attached to aesthetic or culturally pre-established standards? Does the act of drawing in children occur free from interference, which simply they draw and give wings to your imagination? To answer these questions it was realized actions with 9/10 years old children in interdisciplinary projects involving the meeting between the cultural heritage of the city in the Parque Buenos Aires with its sculptures, and a long project in which previously actions prepared the children to live experiences near to the works of art that would be seen, without the kids knew earlier, in the exhibition Coleção, Ciência e Arte in the Centro Universitário Maria Antonia/USP (CEUMA). After contact with the exhibition, portfolios and other artistic productions were produced by children. The voices and drawings produced by children during the search showed us more than just marks on paper, points, lines or curves. In the analysis of the records and the children's drawings, with some observations also made visual observations through pictures, is that the wealth of productions can be unveiled and expanded. Developing, encouraging and monitoring the production of drawings we seek to understand how children represent their perceptions. Through the drawings of the children we rediscover the world supposedly known, if we know how to read their processes and productions and listen to them before, during and after their poetic actions.
Palavras-chave: desenho;  crianças de 9/10 anos;  percepção;  projeto interdisciplinar;  mediação cultural;  drawing;  children of 9/10 years old;  perception;  interdisciplinary project;  cultural mediation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BONCI, Estela Maria Oliveira. Uma janela aberta para a leitura de mundo: o desenho de crianças de 9/10 anos a partir de intervenções pedagógicas. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1875
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13571
Data de defesa: 19-Jun-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1875/1/Estela%20Maria%20Oliveira%20Bonci.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.