Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13569
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos
Autor: Mendes, Ângela Maria
Primeiro orientador: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Pagotto, Maria Dalva Silva
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar a relação estabelecida pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre escola e espaço cultural. O estudo foi desenvolvido com 90 alunos da Etapa Final da EJA do Ciclo Fundamental II, do período noturno, de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para consultar os estudantes, utilizou-se um questionário. As questões foram divididas em blocos e serviram para: a) caracterizar os alunos e seu percurso escolar; b) perceber a relação que eles estabelecem entre escola e espaço cultural; c) conhecer sua aprendizagem dentro e fora da escola, d) identificar as expectativas dos alunos em relação à escola e ao trabalho. O referencial teórico abordou: a educação e a cultura e como elas se relacionam ao se tratar da escola (educação formal) e espaço cultural (educação não formal). Por isso, recorreu-se aos conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal a partir das ideias de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011), Trilla (2008). Também utilizou se as ideias de Chauí (2010) e Coelho (2006) para entender cultura, e as ideias de Moreira (2008) e Freire (2001) para refletir sobre currículo.Destacam-se alguns resultados da pesquisa: a) o número de jovens na EJA aumentou e o de adultos diminuiu; b) os alunos reconhecem a importância do ensino escolar e percebem que existe um saber fora da escola; c) o acesso à produção cultural para alguns alunos não existiria sem a ação da escola; d) a necessidade de promover a permanência dos estudantes da EJA na escola e intensificar sua participação em espaços de cultura. Considera-se necessário ampliar a ação da escola e do espaço cultural como locais de divulgação de conhecimentos distintos voltados para a formação de indivíduos que agem sobre e no mundo.
Abstract: El objetivo de esta investigación fue comprobar la relación establecida por los estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), entre la escuela y el espacio cultural. El estudio se lleró a cabo con 90 estudiantes de la EJA Ciclo Fundamental II, el período nocturno, de una ciudad de São Paulo. Para ver los estudiantes se utilizó un cuestionario. Las preguntas se dividen en bloques y sirvó para: a) caracterizar los estudiantes y su escuela; b) comprensión de la relación que se establece entre la escuela y espacio cultural; c) conocer su aprendizaje dentro y fuera de la escuela; d) identificar las expectativas de los estudiantes en relación a la escuela y al trabajo. El marco teórico discutido: con la educación y la cultura y cómo se relacionan con el caso de la escuela (educación formal) e incluso hay programas de cultural (educación no formal). Por esta razón, han recurrido-se a los conceptos de educación informal de las ideas de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011) y Trilla (2008). También se utizaba las ideas de Chauí (2010) y Coelho (2006) para entender la cultura y a las ideas de Moreira (2008) a fin de reflexionar sobre el plan de estudios. Es de destacar algunos de los resultados de la búsqueda: a) el número de los jóvenes en la educación de adultos aumentó y disminuyó adulto; b) los estudiantes reconocen la importancia de la educación formal y se dan cuenta de que hay un conocimiento fuera de la escuela; c) el acceso a la producción cultural para algunos estudiantes no podrían existir sin la acción de la escuela; d) la necesidad de promover la retención de los estudiantes de la EJA en la escuela e intensifiquen su participación en los espacios de la cultura. Se ha considerado necesario ampliar en la acción de la escuela y del espacio cultural como lugares de difusión de los conocimientos que enfrenta la formación de la personas que actúan en y el mundo.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos;  papel da escola e do espaço cultural;  relação escola e espaço cultural;  educación de jóvenes y adultos;  el papel de la escuela y del espacio cultural;  relación entre la escuela y espacio cultural
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MENDES, Ângela Maria. Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1873
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13569
Data de defesa: 24-Set-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1873/1/Angela%20Maria%20Mendes.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.