Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13560
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professores de matemática da educação básica: relações entre literatura e conhecimento profissional
Autor: Biazoli, Paulo Henrique Amorim
Primeiro orientador: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Romanatto, Mauro Carlos
Resumo: A dissertação teve como objetivo central conhecer e analisar como professores de Matemática se relacionam com a Literatura e se reconhecem nela algum valor formativo no âmbito pessoal e profissional. De maneira mais específica, o intuito foi conhecer e compreender as causas do posicionamento desses profissionais frente à Literatura e verificar se ela é, efetivamente, e de que forma, indispensável àquele que ensina e, particularmente, aos professores de Matemática. Para buscar tais respostas foram entrevistadas entrevistas semi-estruturadas - seis pessoas ligadas ao ensino e aprendizagem de matemática, sendo seis professores de Matemática e cinco deles ainda estudantes de licenciatura, com experiências variadas no magistério da Educação Básica. A escolha dos participantes foi feita em função do contexto em que estavam inseridos, isto é, professores de matemática que participavam de um fórum de licenciaturas. As pesquisas bibliográficas que alicerçarem o estudo voltaram-se principalmente para Literatura, Processo de Criação e Saberes Docentes. Os resultados revelaram, em alguns casos, a aproximação de professores de Matemática da Literatura, mas também ratificaram um quadro incômodo no que se refere à forma como a Literatura Brasileira foi compreendida e apropriada no cenário educativo ocupado pelos estudantes da Educação Básica que se se formam professores em Universidades. Revelaram, ainda, como as obras literárias são entendidas, valorizadas e utilizadas por professores de Matemática.
Abstract: Esta tesis tiene como objetivo conocer y analizar la relación entre los profesores de matemáticas y la literatura y si dichos profesionales reconocen en el arte literario algún valor formativo, sea personalmente o profesionalmente. De manera más especifica, la intención es conocer y comprender las causas del posicionamiento de estos profesionales frente a la literatura y certificarse si es, realmente, y de qué manera, indispensable al que enseña y, particularmente a los docentes de matemáticas. Para buscar tales referencias se entrevistaron seis profesores de matemáticas, algunos aun estudiantes de licenciatura con experiencias variadas en el magisterio de la Educación Básica. Los participantes se eligieron considerando el contexto del que hacíam parte, o sea, profesores de matemáticas que participaban del Foro de Licenciaturas. Además, se realizaron pesquisas bibliográficas para cimentar dicho estudio, principalmente sobre literatura, proceso de creación y referentes a la temática de las sabidurías docentes. Los resultados revelan buenas sorpresas, como la aproximación de los profesores de matemáticas hacia la literatura, pero también confirman una situación molesta con relación a la forma como la literatura brasileña sigue siendo comprendida en el escenario educativo ocupado por los estudiantes de la Educación Básica que actualmente ocupan puestos en Universidades y cómo las obras literarias son entendidas, valoradas y utilizadas por profesores de matemáticas.
Palavras-chave: formação cultural e humanística de professores;  professor-leitor;  saberes docentes;  literatura e professores de matemática;  criação matemática;  criação literária;  sabidurías docentes;  formación de profesores;  formación cultura y humanística;  creación matemática;  creación literaria;  profesor-lector
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BIAZOLI, Paulo Henrique Amorim. Professores de matemática da educação básica: relações entre literatura e conhecimento profissional. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1864
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13560
Data de defesa: 15-Ago-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1864/1/Paulo%20Henrique%20Amorim%20Biazoli.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.