Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13552
Tipo do documento: Dissertação
Título: UATU Universidade Aberta do Tempo Útil: uma rede de saberes compartilhados
Autor: Sartori, Edi
Primeiro orientador: Giora, Regina Célia Faria Amaro
Primeiro membro da banca: Sanchez, Petra Sanchez
Segundo membro da banca: Pazinato, Patricia
Resumo: Este trabalho discorre sobre o impacto de um programa de extensão em educação continuada na vida do idoso. Para esta análise, foi escolhido o Programa de Inclusão Social denominado Universidade Aberta do Tempo Útil, oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, que tem como principais objetivos: proporcionar atividades educacionais voltadas à atualização e à aquisição de conhecimento em diversas áreas do saber; desenvolver habilidades socioculturais, privilegiando a alegria e o prazer da convivência com a cultura, e promover a integração do idoso nos vários segmentos da sociedade. O trabalho teve como objetivo geral compreender os vários aspectos que implicam a mudança de comportamento do idoso ao frequentar o programa de educação continuada. Os objetivos específicos foram: apontar as principais contribuições feitas pelos estudos recentes na área; identificar e caracterizar na legislação brasileira as diretivas voltadas para o idoso; descrever os principais aspectos cognitivos, afetivos e sociais observados nas representações elaboradas pelos próprios sujeitos; analisar, a partir dessas representações, quais as alterações sociais, políticas e econômicas que essa nova fase da vida propõe. O método utilizado foi de caráter descritivo e análise qualitativa exploratória. Como resultado, observou-se que os estudos até então desenvolvidos estão relacionados principalmente a medicina, psicologia e fisioterapia, tendo como principal foco o indicador cronológico. O programa de inclusão social pesquisado tem se demonstrado um diferencial na vida dos idosos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, possibilitando-lhes inovar e criar novas amizades, bem como enriquecendo-lhes a troca de experiências. No que tange às políticas públicas, muito ainda se tem a fazer pela população de idosos brasileiros, principalmente no que se refere aos aspectos voltados à melhoria da qualidade de vida e educação. Os relatos também nos mostraram que a participação no programa de extensão tem desmistificado preconceitos e terminologias antes vistas como excludentes pela sociedade, bem como pelos alunos mais jovens. Os aspectos cognitivos, afetivos e sociais apresentaram melhoria da qualidade de vida dos idosos em vários aspectos, principalmente nos aspectos qualidade de vida, conhecimento, arte e sentir-se útil . A pesquisa configurou-se como uma ação isolada , inovando a pesquisa e apresentando uma realidade pouco explorada e difundida, na qual o interesse restringe-se a demandas específicas e direcionadas ao interesse da medicina, afastando outras possibilidades que complementem a melhoria da qualidade de vida da população e a educação, especialmente dos idosos.
Abstract: This Project mentions about the impact of an extension program in continued education in the life of elderly. For this analysis it was chosen the Social Inclusion Program denominated Open University of Useful time ( Universidade Aberta do Tempo Útil ) offered by Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, that has as main goals : Giving educational activities focused to the update and knowledge‟s acquisition in many knowledge areas, develop sociocultural abilities, privileging the happiness and the pleasure of getting along with the culture and promote the integration of the elderly in many segments of the society . The project had as general objective comprehend the various aspects that implicate in the changes of the elderly‟s behavior when frequenting the continued education program. The specific objectives were: show the main contributions made by the recent studies in the area, identify and characterize in the Brazilian legislation the directives targeted to the elderly, describe the main cognitive aspects, affection and social observed in the representations elaborated by them, and analyze from these representations what the changes for social, political and economic that this new phase of the life proposes. The method used was based on descriptive and exploration qualitative analysis. As result, it was observed that the studies so far developed are related mainly to the medicine area, psychology, physiotherapy taking as main focus the chronological indicator. The program of social inclusion researched has demonstrated by itself a differential in the elderlies‟ life, giving them better quality of life, innovating and creating new friendship, as well as enriching the experiences exchange. Regarding to the public policies it still has a lot to do for the population of Brazilian elderlies mainly the aspects targeted for the improvement of quality life and education. The reports show us as well that the participation in the program of extension has demystified prejudices and terminologies before seen as exclusion by society and by the younger students as well. The cognitive aspects, affection and social have presented improvement in the elderlies‟ quality of life in many aspects, mainly the aspect for quality of life, knowledge, arts and feel them useful . The research has set up itself as an isolated action, innovating the research and presenting a reality little explored and spread, where the interest restricts only to specific demands and targeted to the interest of medicine area, moving away other possibilities that complement the improvement from the population‟s quality of life and the education, especially from the elderlies.
Palavras-chave: educação continuada;  idoso;  qualidade de vida;  continued education;  elderly;  quality of life
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1855
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13552
Data de defesa: 13-Dez-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1855/1/Edi%20Sartori.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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