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Tipo do documento: Dissertação
Título: Monstrumanidade: o encontro entre o humano e o monstro no cinema de Tod Browning
Autor: Piqueira, Verônica D'agostino
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Azevedo, Wilton Luiz de
Segundo membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira
Resumo: Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão do imaginário cultural popular americano, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de normalidade e anormalidade apresentado no filme Freaks (1932), dedicado à representação do universo social e cultural dos sideshows. Apresentaremos as influências que transpassaram o caminho do diretor Tod Browning, buscando referências para a formação do seu cinema autoral em sua história vivida desde a juventude como artista itinerante até a dimensão como ator de pastelão, diretor e roteirista de seus próprios filmes. Discutiremos também algumas razões que levaram à emancipação do gênero de horror no período da Grande Depressão, buscando referências estéticas, literárias e políticas na narrativa de seus principais clássicos. Baseando-se nesses estudos, esta pesquisa transita de forma interdisciplinar pelas linguagens História da Cultura e Cinematográfica, apresentando o encontro entre monstros e humanos e o modo como são expressos no corpo exposto em Freaks.
Abstract: Hoping to contribute to broaden the discussion on the issue of popular American cultural imaginary, the objective of this dissertation is to reflect on the concept of normality and abnormality featured in the movie Freaks (1932), dedicated to the representation of the social and cultural universe of sideshows. We will present the influences that pierced the way director Tod Browning, searching referrals for the formation of his author cinema in his history since his youth as itinerant artist until the dimension of slapstick actor, director and writer of his own films. We'll also discuss some of the reasons that led to the emancipation of the horror genre during the Great Depression, seeking aesthetic, literary and political references in the narrative of his major classics. Based on these studies, this research transits in an interdisciplinary way by languages History of Culture and Film, presenting an encounter between monsters and humans and the way how they are expressed in the body exposed in Freaks.
Palavras-chave: cinema de horror;  monstros;  Sideshow;  Tod Browning;  horror film;  monsters;  sideshow;  Tod Browning
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1852
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13549
Data de defesa: 23-Jan-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1852/1/Veronica%20DAgostino%20Piqueira.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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