Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13548
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação em serviço de professores em escolas municipais do extremo leste da capital paulista
Autor: Tavano, Vinicius
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Segundo membro da banca: Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que visou investigar a dinâmica do processo de formação permanente do professor centrada na escola e suas consequências para o desenvolvimento da educação entre os anos de 2005 e 2009. Iniciamos este trabalho com a análise do processo de aprendizagem da docência, tanto no que diz respeito à formação inicial do docente quanto à continuada em especial a formação em serviço. Pela necessidade de delimitarmos a pesquisa a um espaço geográfico, escolhemos a Rede Municipal de Educação de São Paulo, por contar com um programa de formação em serviço há mais de 20 anos. Para conseguirmos analisar os reflexos da formação em serviço no desenvolvimento da educação básica, necessitávamos de um marco conceitual, para tanto, privilegiamos a análise dos dados obtidos por meio das avaliações externas federais. A pesquisa de campo, de base qualitativa envolveu duas escolas da Rede Municipal, localizadas no extremo leste da cidade. Foram objetos de estudos os livros de ata do horário coletivo de formação do período abrangido pela pesquisa, o rendimento apresentado pelas unidades na Prova Brasil e no IDEB para o último ano do Ensino Fundamental, além disso, caracterizamos o entorno das unidades, onde identificamos a existência ou não de equipamentos sociais essenciais, como posto de saúde e delegacias de polícia, além da verificação da existência de outros equipamentos econômicos essenciais, como bancos e supermercados, nos arredores das unidades escolares. As peculiaridades físicas das unidades escolares também foram objeto de estudo, bem como o perfil dos docentes que atuaram nas unidades escolares durante o período apurado. Por fim, registramos os resultados da pesquisa objetivando relacionar os dados colhidos na pesquisa de campo com os conceitos teóricos registrados inicialmente.
Abstract: Este trabajo está compuesto por una investigación que se propone a investigar la dinamica del proceso de formación permanente del profesor en la própria escuela y cuales fueron sus consecuencias para el desarrollo de la educación entre los años 2005 y 2009. Iniciamos este trabajo con el analisis del proceso de aprendizaje de la docencia, tanto con respecto a la formación inicial del docente como con respecto a la formación continuada en especial la formación en servicio. Por la necesidad de delimitarmos la investigación a un espacio geográfico, elegimos la Red Municipal de Educación de São Paulo, por ejercer un programa de formación en servicio hace más de 20 años. Para lograrmos hacer un analisis a respecto de los reflejos de la formación en servicio y el desarrollo de la educación básica, necesitábamos de um marco conceptual, para eso privilegiamos el analisis de los datos obtenidos por médio de las evaluaciones externas federales. La investigación empírica de basis calitativa envolucra dos escuelas de la Red Municipal, ubicadas en el extremo este de la ciudad. Fueron objetos de estúdios los libros de ata del horário de formación del período estudiado, el rendimiento presentado por las unidades en la evaluación llamada Prova São Paulo y en el IDEB para el último año del la Enseñaza Fundamental, además, caracterizamos el entorno de la unidades, en las cuales identificamos la existência o no de equipamientos sociales esenciales, como puestos médicos, comisaría, bancos y supermercados, en el arrededor de las escuelas analisadas. Las peculiaridades físicas de las unidades también furon objetos de estúdio, bien como el perfil de los docentes que trabajaron en estas escuelas en aquél período. Por fin, registramos los resultados de la investigación con el objetivo de relacionar los datos recojidos por la investigación in locus con los conceptos teóricos registrados inicalmente.
Palavras-chave: políticas públicas em educação;  formação em serviço de professores;  avaliação do sistema educacional;  coordenador pedagógico;  políticas públicas en educación;  formación em servicio de los docentes;  evaluación del sistema educativo;  coordinador de la educación
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: TAVANO, Vinicius. Formação em serviço de professores em escolas municipais do extremo leste da capital paulista. 2013. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1851
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13548
Data de defesa: 21-Fev-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1851/1/Vinicius%20Tavano.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.