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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Mary Hebling dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:15Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:06:06Z-
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:06:06Z-
dc.date.issued2012-02-07pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Mary Hebling de. Trabalhos por projetos: desafios na escola de ensino fundamental. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1846-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13543-
dc.description.abstractThis study developed a research which sought support to the development of works by Interdisciplinary Projects. It surveyed the theories proposed by authors such as Dewey, Kilpatrick, Hernández, among others, to clarify how to implement this proposal and the necessary attitudes for it. The studied theories were a part of a proposal initiated with teachers of an Elementary School I and II, and aimed to assist it on planning and elaborating an Interdisciplinary project work. To make this experience possible for teachers and students, it was used the existing structure, starting on the disciplines belonging to the school own curriculum. The work began with the intervention and the presentation of Dewey theories and the exposure of Kilpatrick and Hernández contributions for this theme, after that a debate about all the theories was initiated and also a workshop and a study of terms related to the proposed work, i.e.,multidisciplinary, multidisciplinarity an transdisciplinarity. The teachers and students built their projects together. Seeing the presented results it can be concluded that the intervention brought valuable contributions to the elucidation of Work by Projects and how it happens. The results were effective learning and was great participation of those involved. It is understood that results can be even better in learning, if the conditions and practice theories are better exploited in the school.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprojetospor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectprojecteng
dc.subjectinterdisciplinareng
dc.subjectlearningeng
dc.titleTrabalhos por projetos: desafios na escola de ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEste trabalho desenvolveu uma pesquisa que procurou subsídios para o desenvolvimento de Trabalhos por Projetos Interdisciplinares. Foram pesquisadas as teorias propostas por autores como Dewey, Kilpatrick, Hernández, entre outros, para esclarecer a forma e as atitudes necessárias para a realização desta proposta. As teorias estudadas fizeram parte de uma proposta desencadeada junto a professores de uma Escola de Ensino Fundamental I e II, e teve como objetivo auxiliar no planejamento e construção de um Trabalho por Projetos Interdisciplinar. Para tornar a experiência possível a professores e alunos, utilizou-se da estrutura existente, partindo das disciplinas pertencentes ao currículo da própria escola. O trabalho iniciou-se, pois, com a intervenção e apresentação das teorias expostas por Dewey e as contribuições de Kilpatrick e Hernández e debate sobre as mesmas, além de Oficina de Projetos e estudo de termos relativos ao Trabalho proposto, ou seja, pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Os professores construíram os projetos em conjunto com seus alunos e à partir do resultado apresentado, pode-se concluir que a intervenção trouxe contribuições valiosas para o esclarecimento dos Trabalhos por Projetos e como ele se dá. Os resultados foram de aprendizado efetivo e houve grande participação dos envolvidos. Entende-se que os resultados podem ser ainda melhores na aprendizagem, na medida em que os pressupostos e as teorias que embasam essa prática tão eficaz forem melhor exploradas na escola.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491650355445158por
dc.contributor.advisor1Ambrogi, Ingrid Höttept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Andrade, Maria de Fátima Ramos dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4095/Mary%20Hebling%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1846/1/Mary%20Hebling%20de%20Lima.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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