Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13541
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Bullying: a escola como campo de guerra |
Autor: | Cossalter, Mônica Elizabeth |
Primeiro orientador: | Feijó, Martin Cezar |
Primeiro membro da banca: | Giora, Regina Célia Faria Amaro |
Segundo membro da banca: | Reis, Margareth de Mello Ferreira dos |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco de estudos os bullies. Para tal, apresenta um amplo quadro de casos de bullying no Brasil e no mundo, estudados por pesquisadores diversos e ocorridos em ambientes físicos e virtuais. Analisa questões como agressividade, violência, preconceito, indústria cultural e instituição escolar. Realiza um levantamento semântico dos termos das agressões verbais dos bullies apontando preconceitos subjacentes, investiga qual o discurso social por trás dos atos de bullying, busca relações entre essa espécie de violência e os valores ditados pelos meios de comunicação. Elenca e analisa características dos bullies a partir de pesquisas e de duas obras cinematográficas, delineia seu perfil associando-o ao do herói grego, no que concerne ao termo arete e suas implicações e analisa o bullie pela ótica da temática da guerra. |
Abstract: | La presente investigación tiene como objeto de estudios los practicantes de amenaza y acoso escolar. Para tal, presenta un amplio cuadro de casos ocurridos en Brasil y en el mundo, estudiados por investigadores distintos en los entornos físicos y virtuales. Analiza cuestiones como agresividad, violencia, prejuicio, industria cultural y institución escolar. Realiza un levantamiento semántico de los términos de las agresiones verbales de estos sujetos apuntando prejuicios subyacentes, investiga cual es el discurso social por detrás de los actos de amenaza y acoso escolar, busca relacionar este tipo de violencia y los valores dictados por los medios de comunicación. Lista y analiza características de estos sujetos desde investigaciones y dos obras cinematográficas, dibuja su perfil asociando con lo del héroe griego, en lo que tiene relación con el término arete y sus implicaciones. Analiza el practicante de amenaza y acoso bajo la óptica del tema de la guerra. |
Palavras-chave: | Bullying; violência; educação; preconceito; herói grego; Arete; amenaza y acoso escolar; violencia; educación; prejuicio; héroe griego; Arete |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Sigla da instituição: | UPM |
Departamento: | Educação, Arte e História |
Programa: | Educação, Arte e História da Cultura |
Citação: | COSSALTER, Mônica Elizabeth. Bullying: a escola como campo de guerra. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1844 http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13541 |
Data de defesa: | 15-Fev-2012 |
metadata.dc.bitstream.url: | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1844/1/Monica%20Elizabeth%20Cossalter.pdf |
Aparece nas coleções: | Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.