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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços colaborativos
Autor: Bilatto, Virginia de Moraes
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Segundo membro da banca: Almeida, Jane Mary Pereira de
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho consistiu em investigar como as redes sociais vêm sendo utilizadas na constituição de comunidades virtuais de aprendizagem e como elas se prestam a essa função. Para esse fim, elaborou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a qual descreveremos aqui, e que se desenvolveu no ambiente de interdisciplinaridade proporcionado pelo programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. O estudo foi focado em experiências pessoais de usuários de diferentes áreas de atuação, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, visando emergir aspectos que nos levassem a uma maior percepção e entendimento sobre a natureza da conexão da educação e da virtualidade na contemporaneidade, e de entrevistas, buscando aprofundamento reflexivo sobre o uso das comunidades virtuais no processo de aprendizagem, sempre circunscrevendo-o em um rico referencial teórico de renomados pensadores da área, como Castells, Coll, Lévy, McLuhan, Moran, Santaella e Siemens. Essa dissertação intitulada Comunidades Virtuais de Aprendizagem em Espaços Colaborativos foi elaborada como pesquisa parcial do projeto-mãe desenvolvido pelo grupo de pesquisa EDUTECHI (Educação, Tecnologia e Hipermídia), intitulado Educação: Ciberespaço e Interatividade.
Abstract: The objective of this study was to investigate how social networks have been used in the creation of virtual learning communities and how they lend themselves to this role. With this focus, we set up an exploratory qualitative research, which it is described here, and that was developed in the environment provided by the interdisciplinary master program in Education, Art and Cultural History The study is focused on personal experiences of users from different areas, through an exploratory qualitative research, emerging issues in order to take us to greater awareness and understanding of the nature of the connection between education and virtuality in contemporary world, and interviews, looking for deeper reflection about the use of virtual communities in the learning process, always. confining him in a rich theoretical framework of leading thinkers such as Castells, Coll, Levy, McLuhan, Moran, Santaella and Siemens. This dissertation titled Virtual Learning Communities in Collaborative Spaces, was developed as part of the main research project developed by the group EduTech (Education, Technology and Hypermedia), entitled Education: Cyberspace and Interactivity.
Palavras-chave: educação e tecnologia;  ciberespaço;  cibercultura;  comunidades virtuais de aprendizagem;  ambientes virtuais de aprendizagem;  education and technology;  cyberspace;  cyber culture;  virtual learning communities;  virtual learning environments
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BILATTO, Virginia de Moraes. Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços colaborativos. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1843
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13540
Data de defesa: 10-Fev-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1843/1/Priscila%20Zanganatto%20Mafra.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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