Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13538
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
Autor: Pinto, Maria Lídia de Moraes
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo membro da banca: Pagotto, Maria Dalva Silva
Resumo: A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as contribuições da arte de contar histórias para o processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de ensino. Para tanto, buscou referências em autores relacionados tanto a práticas e teorias de ensino como à arte de contar histórias: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, entre outros. Foi realizada também uma intervenção com histórias que abordou desde o próprio ato de contá-las, passando por questões de formato até a sua relação com o ensino e a vida. Esse processo se deu através de encontros com duas turmas da EJA. A metodologia utilizada para a análise foi o estudo do material de registro feito em fotos, DVD, produção escrita e observação direta dos encontros. Nos resultados, buscou-se observar aspectos das relações estabelecidas entre os diversos membros dos grupos, principalmente professores e educandos, e também suas relações com conceitos e ideias que permeiam os atos de ensinar e aprender.
Abstract: The research Eu conto, tu contas Histórias para quem tem história has been developed with students and teachers of Youth and Adults. Qualitative in nature, the survey sought to determine the contributions which the art of storytelling to the process of teaching and learning of this type of education. For this purpose, references in writers sought related to both practice and theory of teaching as the art of storytelling: Shulman, Mizukami, Freire, Fromm, Haddad, di Piero, Bettelheim, Bosi, Machado, among others. Was also carried out an intervention with stories that range from the very act of them has, through format issues related to their teaching and life. This process occurred through meetings with two groups of adult education. The methodology used for the analysis was to study the material record made in photos, DVD, writing and direct observation of meetings. In the results, we attempted to observe aspects of the relations existing between the group members, especially teachers and students, and also its relations with concepts and ideas that permeate the acts of teaching and learning.
Palavras-chave: arte de contar histórias;  histórias de vida;  EJA Educação de Jovens e Adultos;  ensino-aprendizagem;  art of storytelling;  life histories;  EJA - Youth and Adult Education;  teaching and learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: PINTO, Maria Lídia de Moraes. Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1841
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13538
Data de defesa: 6-Mar-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1841/1/Maria%20Lidia%20de%20Moraes%20Pinto.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.