Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13533
Tipo do documento: Dissertação
Título: O e-Learning na educação corporativa Mackenzie: uma parceria em construção
Autor: Bressan, Ricardo
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Rizzo, Esmeralda
Segundo membro da banca: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Resumo: O presente estudo interdisciplinar trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório que investiga as contribuições e dificuldades que a implantação do e-learning desencadeou no sistema educacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie. A metodologia utilizada foi a qualitativa exploratória, pela qual busca-se a todo o momento nos municiar de dados por meio de consultas e análise de documentos da empresa, questionários a funcionários-alunos e entrevistas a gestores da Instituição. O referencial teórico em que se pautou a análise está fundamentado nos pressupostos da Sociedade do Conhecimento, Educação à Distância e Cultura Organizacional. Os resultados apontam mudanças de atitudes nos gestores e funcionários, aperfeiçoamento na formação das pessoas envolvidas, aumento significativo na abrangência e na frequência do programa de treinamento e desenvolvimento e serve de estímulo para outras áreas na implantação de novos cursos à distância. Pôde se aferir que apesar destas contribuições, depara-se com um cenário em que a estrutura tecnológica e humana necessita ser ampliada. O trabalho constatou, por fim, que há necessidade de inserção de um programa de conscientização junto à liderança posicionando o valor da modalidade e-learning, de capacitação em massa aos funcionários, a fim de familiarizá-los com o ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle e, a formalização de políticas que reforcem e incentivem a participação nos cursos on-line. Essas necessidades são fatores decisivos para a consolidação do e-learning no Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Abstract: This interdisciplinary study is an exploratory qualitative research that investigates the contributions and difficulties that the deployment of e-learning provided in the educational system in the Mackenzie Presbyterian Institute. The methodology used was qualitative exploratory, for which at all times we equip of data through consultation and analysis of company documents, questionnaire to student employees, interviews with managers of the institution. The theoretical reference that guided the analysis is based on the assumptions of the Knowledge Society, Distance Education and Organizational Culture. The results indicate changes in the attitudes of managers and staff, improving the training of persons involved, a significant increase in scope and frequency of training and development program and serving as a stimulus to other areas in the implementation of new distance learning courses. It Could infer that despite these contributions, we are faced with a scenario in which the human and technological infrastructure needs to be expanded. The study found, finally, there is need for inclusion of an awareness program with the leadership positioning the value of e-learning mode, the mass training to employees in order to familiarize them with the virtual environment for teaching and learning - Moodle, and the formalization of policies that strengthen and encourage participation in online courses. These needs are decisive factors for the consolidation of e-learning in the Mackenzie Presbyterian Institute.
Palavras-chave: educação corporativa;  educação à distância;  tecnologias da informação e comunicação;  e-learning;  ambiente virtual de ensino e aprendizagem: moodle.;  corporate education;  distance education;  information and communication technologies;  e-learning;  virtual environment for teaching and learning;  moodle
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BRESSAN, Ricardo. O e-Learning na educação corporativa Mackenzie: uma parceria em construção. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1836
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13533
Data de defesa: 20-Dez-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1836/1/Ricardo%20Bressan.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.