Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13532
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores e TIC: contribuição do Curso Mídias na Educação
Autor: Turiani, José Luis de Melo
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Resumo: O presente trabalho insere-se nos estudos sobre a aprendizagem continuada de professores, no que diz respeito à utilização da modalidade de ensino a distância como ferramenta para complementar suas qualificações profissionais. O estudo tem como participantes professores da rede pública que participaram de um programa de Formação Continuada na modalidade EaD Ensino a Distância, do curso Mídias na Educação, em uma parceria MEC Ministério da Educação e Universidades conveniadas. A questão da pesquisa foi: Que contribuições professores que frequentam o curso Mídias na Educação indicam como importantes para suas práticas pedagógicas, ou seja, como esses professores adquirem conhecimentos e como ensinam sua disciplina aos alunos, com o curso Mídias na Educação? Estudaram-se os processos formativos propiciados segundo a percepção dos participantes do curso Mídias na Educação assim como o modelo EaD exercendo função de intermediação. A pesquisa analisa o processo de construção de novos conhecimentos, a utilização prática dos conhecimentos construídos no diaa- dia dos professores participantes do curso. Fundamenta-se historicamente em Mizukami (2004), Shulman (apud MIZUKAMI, 2004) e Tardif (2008) e tem como fonte principal de dados um questionário. Os resultados são favoráveis à ampliação da base de conhecimentos: aquisição de novos conhecimentos e sua aplicação no dia-a-dia profissional, ampliação da base de conhecimentos e melhora da prática docente, compartilhamento dos conhecimentos e práticas com seus pares, pela adoção do modelo de formação continuada estudado e favorecem novas reflexões sobre o uso desta modalidade para ensino de professores em exercício
Abstract: This work is part of research on learning in continuing education, regarding the use of the mode of distance education as a tool to complement their Professional qualifications. The study is participating public school teachers who participated in a program of continuing education through distance learning mode - Distance Learning, Course in Media Education, in partnership MEC - Ministry of Education and Universities agreements. The research question was: "What contributions teachers attending the course in Media Education indicate as important to their teaching," that is, as these teachers acquire knowledge and how to teach their discipline to their students through the course in Media Education. We have studied the formation processes provide - as perceived by the participants of the course in Media Education and the model DL exercising intermediation function. The research analyses the process of constructing new knowledge, the practical use of knowledge built into the day-to-day teachers' course participants. It is based on historically Mizukami (2004), Shulman (apud MIZUKAMI, 2004) and TARDIF (2008), being the main source of data consisted of a questionnaire. The results are favourable to expanding the knowledge base; acquire new knowledge and its application in day-to-day work, expanding the knowledge base and improvement of teaching practice, share knowledge and practices with their peers, by the adoption of the model continuing education school and to promote new thinking about using this mode for teacher education in acting
Palavras-chave: formação continuada de professores;  educação a distância;  desenvolvimento da docência;  TIC;  teacher continuing education;  distance education;  development of teaching;  ICT
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: TURIANI, José Luis de Melo. Formação continuada de professores e TIC: contribuição do Curso Mídias na Educação . 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1835
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13532
Data de defesa: 6-Out-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1835/1/Jose%20Luis%20de%20Melo%20Turiani.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.