Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Leonardo Augusto D´almeidapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:11Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:06:04Z-
dc.date.available2011-12-12pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:06:04Z-
dc.date.issued2011-08-30pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Leonardo Augusto D´almeida. Aprender brincando: contribuições de um projeto de colaboração entre professores de educação física e alfabetizadores. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1833-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13531-
dc.description.abstractThe present research brings up possibilities of interaction among teachers of different disciplines, seeking to attend the main actors of education, the students , at the best way possible. From the mean objective, which is the contribution of the project Playing with letters and words for learning of 1st year of Fundamental School children?, and specifics objectives, analyze motor and written difficult presented by students during the project, and student s motor and writing progress during the project, a field research has been made with students from 1st year of Fundamental School, analyzing the development at motor, reading and writing learning from collaborative activities between literacy teacher and physical education teacher. This research, characterized as an intervention-research, of qualitative nature, had an exploratory character as it started to look for systemizing collaborative practices of teachers. Classroom and court activities were realized with the data from students development from writing activities, court activities and continuous evaluations of writing and motor development from analyses boards. At the end were analyzed seven students that had more difficult, whether writing or motor, verifying their development. Finally, this research has proposed concrete changes in thepossibilities of students in every project, whether motor or written,early in the project, we got seven students in pre-syllabic or syllabicstage worthless, and no case registered at the end. Motor under review, significant changes also analyzed, in which students whohad motor difficulties such as walking sideways, backwards orjumping on one leg at the end of the project had advanced conceptseng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação físicapor
dc.subjectprojetos colaborativospor
dc.subjectalfabetizaçãopor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectphysical educationeng
dc.subjectpedagogyeng
dc.subjectcollaborative projectseng
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectelementary school Ieng
dc.titleAprender brincando: contribuições de um projeto de colaboração entre professores de educação física e alfabetizadorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoO presente trabalho trata das possibilidades de interação entre professores de diferentes disciplinas, procurando atender da melhor forma os atores principais da educação, os alunos . A partir do objetivo geral, quais as contribuições do projeto Brincando com as Letras e as Palavras para a aprendizagem de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental?, e específicos, analisar as dificuldades motoras e de escrita apresentadas pelos alunos durante o projeto e progressos motores e de escrita dos alunos durante o projeto, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, analisando o desenvolvimento no aprendizado motor e de leitura e escrita a partir de atividades colaborativas entre professor alfabetizador e professor de Educação Física. pesquisa esta, caracterizada como uma pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, que teve um caráter exploratório na medida em que procurou sistematizar práticas colaborativas de professores. A pesquisa fundamentou-se teoricamente em autores comprometidos com a educação como: Hernández, Thurler, Alarcão, Nogueira, entre outros. Foram realizadas atividades em sala de aula e em quadra, com dados referentes ao desenvolvimento dos alunos a partir de atividades escritas, atividades em quadra e avaliações contínuas de escrita e desenvolvimento motor a partir de quadros de análise. Ao final foram analisados sete alunos que obtiveram maiores dificuldades, sejam elas de escrita ou motoras, verificando o desenvolvimento dos mesmos. Por fim, a presente pesquisa propôs possibilidades de mudanças concretas nos alunos em todo projeto, sejam elas motoras ou de escritas, no início do projeto, obtínhamos sete alunos no estágio pré silábico ou silábico sem valor, e ao final nenhum caso registrado. Em análise motora, também analisamos mudanças significativas, na qual, alunos que apresentaram dificuldades motoras como andar para o lado, para trás ou pular com uma perna, ao final do projeto apresentaram conceitos avançadospor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964794085431599por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Tancredi, Regina Maria Simões Puccinellipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847por
dc.contributor.referee2Pagotto, Maria Dalva Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4070/Leonardo%20Augusto%20D%20Almeida%20Barros.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1833/1/Leonardo%20Augusto%20D%20Almeida%20Barros.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.