Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13530
Tipo do documento: Dissertação
Título: A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
Autor: Trevisan, Enrico Rosa
Primeiro orientador: Azevedo, Wilton Luiz de
Primeiro membro da banca: Giora, Regina Célia Faria Amaro
Segundo membro da banca: Almeida, Fernando José de
Resumo: Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoral
Abstract: In a context of various tools being used for electoral communication, the present work aims to discuss and analyze the characteristics of the Internet as a new media for political and electoral propaganda. To reach this goal, a series of arguments were created a from a social psychology point of view, to understand the human and sociological aspects of the relationship between the target of political messages and the communicators of such messages. For a deeper understanding of the Internet as a media, an analysis of the Internet was carried out giving due attention to its essential characteristics to show that the virtual environment is effectively a new media capable of carrying political messages. In order to understand the use of communication tools for electoral purposes, a literature search was carried out to discriminate different forms of political communication in Brazilian history. Finally, the Barack Obama campaign was used as case study to analyze and understand the Internet as an election tool. From this, it was possible to identify, the real innovation brought by this media to the electoral communication culture
Palavras-chave: comunicação eleitoral;  internet;  Barack Obama;  electoral communication;  internet;  Barack Obama
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: TREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1832
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13530
Data de defesa: 29-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1832/1/Enrico%20Rosa%20Trevisan.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.