Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13522
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a distância via internet: estudo dos fatores que influenciam o desempenho e a aprendizagem dos alunos
Autor: Monaco, Roseli Aparecida
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Segundo membro da banca: Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro
Resumo: A presente pesquisa trata de um estudo interdisciplinar sobre a formação continuada de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem, no caso, ensino a distância on-line. O objetivo foi investigar e analisar os fatores que levaram os alunos concluintes de um curso a distância na modalidade on-line, oferecido pelo Projeto Pontão de Cultura da Faculdade de Educação da USP, a participarem ativamente e concluí-lo. O curso foi desenvolvido na plataforma de ensino e aprendizagem Moodle, que disponibiliza, por meio da Internet, ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas. A questão da investigação que orientou o estudo foi: quais os fatores que contribuíram para que alguns alunos participassem ativamente do curso oferecido pelo Pontão de Cultura e o concluíssem? A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, apoiada por um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram onze alunos que concluíram o curso on-line, de um universo de oitenta inscritos. Os resultados demonstraram que o principal fator motivador foi a proposta de formação continuada associada à prática educacional dos alunos em seus locais de trabalho. Outros fatores tais como, habilidades tecnológicas no domínio do computador e no ambiente de aprendizagem virtual, oportunidade para aplicar o conhecimento adquirido na prática, participação efetiva dos sujeitos em atividades e fóruns, diálogo com docentes e tutores, conteúdo e materiais relevantes adotados influenciaram positivamente para que os alunos permanecessem no curso até concluí-lo
Abstract: This work focuses on an interdisciplinary study about teacher s continuing education training in virtual learning environment, in this case, online distance learning. The purpose of the study was to investigate and to analyze the factors associated with the active participation of the students and a high achievement at a an online distance learning course, offered by the Program Pontão de Cultura located at Faculdade de Educação da USP. The course was developed through Moodle Learning Management System, which offers synchronous and asynchronous tools of communication by Internet. The research question of the study was: Which factors contributed to make some students participate actively and have success at a course offered by Pontão de Cultura? The methodology applied was a qualitative approach supported by a case study. The population of the research was eleven students that concluded the online course out of eighty enrolled ones. The results indicated that the principal factor that motivated students was the continuing training proposal associated with the students direct application at their work environment. Another important factors which influenced positively students to continue and have success at the course were: technological abilities in using the computer and the virtual learning, opportunity to apply the knowledge acquired at the practice, effective participation of the students in activities and forums, dialogues between teachers and tutors, relevance of the content and materials of the course
Palavras-chave: formação continuada de educadores;  educação a distância;  ensino e aprendizagem on-line;  teachers continuing education;  distance education;  on-line teaching and learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MONACO, Roseli Aparecida. Educação a distância via internet: estudo dos fatores que influenciam o desempenho e a aprendizagem dos alunos. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1824
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13522
Data de defesa: 25-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1824/1/Roseli%20Aparecida%20Monaco.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.