Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13517
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mito e automóvel: um estudo interdisciplinar
Autor: Latorre, Pedro de Almeida
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Held, Maria Sílvia Barros de
Segundo membro da banca: Tiburi, Marcia Angelita
Resumo: Este trabalho aborda o estudo da mítica no carro através do cinema simultaneamente passan-do pela história dos automóveis, utilizando como principal embasamento a teoria de Roland Barthes. Relata, entende e dá forma ao mito, explorando-o como fenômeno cultural, estabele-cendo uma relação entre a mítica do automóvel e o cinema. Mostra como o veículo tem um papel importante no cinema ajudando a construir os personagens e a ambientação do filme. Apresenta e analisa diversas tendências de personalização automotiva, relacionando-as ao contexto da cultura contemporânea e demonstrando-as como ferramentas para a criação do mito. Enfatiza as questões anteriormente abordadas, culminando em uma proposta de utilizar o mito como elemento criativo no processo de design, relacionando-o com o atual processo de design, por meio de conceitos como: forma e função, Gestalt, Design Thinking, Design de Experiência, Design Emocional e semântica no design de produto. Demonstra, também, uma possível metodologia interdisciplinar baseada no design emocional que se soma às metodolo-gias e conceitos existentes no intuito de facilitar a identificação ou a produção do mito
Abstract: Discusses the mythical study of the car through the movies passing at the same time by the history of cars using like main basement the theory of Roland Barthes. Reports, understands and gives form to the myth by exploring it as a cultural phenomenon, establishing a relation-ship between the mythical of the car and movies. Shows how the vehicle has an important role in helping to build the characters and the atmosphere of the film. Presents and analyzes vari-ous trends in automotive customization, relating them to the context of contemporary culture and showing them as tools for automotive creation myth. Emphasizes the questions discussed earlier, culminating in a proposal to use the myth as creative element in the design process. Relates to the current design process for permeating concepts as form and function, Gestalt, design thinking, experience design, emotional design, and semantics in product design. It also demonstrates a possible interdisciplinary methodology based on emotional design that adds to existing concepts and methodologies to facilitate the identification or production of myth
Palavras-chave: mito;  cinema;  automóveis;  personalização;  design;  interdisciplinaridade;  myths;  movies;  cars;  customizing;  design;  interdisciplinary
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: LATORRE, Pedro de Almeida. Mito e automóvel: um estudo interdisciplinar. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1819
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13517
Data de defesa: 31-Jan-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1819/1/Pedro%20de%20Almeida%20Latorre.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.