Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13514
Tipo do documento: Dissertação
Título: Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola
Autor: Faria, Marcio Antonio
Primeiro orientador: Giora, Regina Célia Faria Amaro
Primeiro membro da banca: Aquino, Maria Aparecida de
Segundo membro da banca: Sakamoto, Cleusa Kazue
Resumo: Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o canto coral no ambiente escolar, tendo como objetivo principal demonstrar como é possível uma professora generalista desenvolver uma prática musical no ensino fundamental contando com suas habilidades naturais e com o desenvolvimento dessas habilidades num programa de formação continuada em música. Para tanto, foram realizadas entrevistas e atividades com a professora, e feita uma análise não somente dos ensaios, mas também das características de seu trabalho que só mediante uma observação mais específica podem ser ressaltadas. Por meio da análise da entrevista e observação das atividades da professora e da atuação do coral, além do levantamento bibliográfico e de documentos específicos, pôde-se ter acesso aos caminhos percorridos e às concepções de educação musical subjacentes ao trabalho da professora. Este trabalho permite concluir que o canto coral é estratégia fundamental para o desenvolvimento das diversas inteligências e das habilidades cognitivas e sociais do estudante, bem como contribui com algumas sugestões de atividades musicais e corrobora com o trabalho multidisciplinar do professor da área
Abstract: This work proposes some reflexions about choir singing in the school environment, with the main objective of demonstrating how possible is for a generalist teacher to develop a musical practice on high school counting on their natural abilities and with the development of these natural abilities in a continuing graduation program in music. For that, interviews and activities were carried out with the teacher, and it was analyzed, not only the rehearsals, but also the characteristics of her job which can only be emphasized through a deep observation. Through the interview analysis and the observation of the teacher s activities and the choir s performance, besides the bibliographical surveying and the specific documents, we were able to have access to trialed paths and to the conceptions of musical education underlying the teacher s job. This work allows us to conclude that the choir singing is a fundamental strategy to the development of the several intelligences and cognitive and social abilities of the student, as well as it contributes with some suggestions of musical activities and it confirms the multidiscipline job of the teacher from this area
Palavras-chave: canto coral;  educação musical;  capacitação de professores;  choir singing;  musical education;  training educators
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FARIA, Marcio Antonio. Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1816
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13514
Data de defesa: 19-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1816/1/Marcio%20Antonio%20Faria.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.