Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13509
Tipo do documento: Dissertação
Título: A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias
Autor: Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas
Primeiro orientador: Giora, Regina Célia Faria Amaro
Primeiro membro da banca: Stori, Norberto
Segundo membro da banca: Gottlieb, Liana
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é a aproximação das artes, das tecnologias e das ciências do ensino médio, através da interdisciplinaridade. E para alcançá-lo, escolheu-se como objeto de estudo as novas mídias. A arte/educação atua como um importante instrumento da educação formal e proporciona meios e métodos para a consecução do ideal da interdisciplinaridade (ou transdisciplinaridade). Procurou-se apontar a relevância da Arte/educação no Ensino Médio para a formação de uma consciência cidadã, responsável por uma ação transformadora. O aluno e o arte/educador estão em permanente contato com o corpo social dele extraindo informações importantes para a reconstrução do trabalho artístico e propiciando o conhecimento da arte. Estabelece-se, assim, a relação entre as novas mídias e a escola, para se rediscutir os parâmetros do ensino da arte e auxiliar em um planejamento de um estudo que tenha, nas Artes Visuais, seu eixo. Em suma, uma reflexão sobre a complexidade do processo de ensino-aprendizagem em Arte e a relevância da capacitação de arte/educadores para a formação de uma consciência cultural no Brasil. As novas mídias podem ser utilizadas para a realização de atividades artísticas no Ensino Médio, proporcionando ao estudante um aprendizado mais eficiente, interessado e coerente com a realidade vivida
Abstract: The art/education serves as an important instrument of formal education and provides means and methods for achieving the ideal of interdisciplinary (or transdisciplinary). In this work, we try to point the relevance of art education in high school for the formation of a social consciousness, responsible for a transformation. The student and art/educator are in permanent contact with the body drawing his social information relevant to the reconstruction of the artistic work and providing knowledge of the art. Sought, thus establishing the relationship between new media and school and thus revisit the parameters of art education and assist in planning a study that has, in the Visual Arts, its axis. In short, a reflection on the complexity of teaching and learning in Art and relevance of the training of art educators to form a cultural awareness in Brazil. The new media may be used to carry out artistic activities in high school, giving the student a more efficient learning, caring and consistent with the realities
Palavras-chave: arte e educação;  interdisciplinaridade;  novas mídias;  ensino médio;  art/education;  interdisciplinary;  new media
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: DEMERCIAN, Roseli Conceição de Moraes Rojas. A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1811
Data de defesa: 5-Abr-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1811/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.