Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13504
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construindo o Canto Coral: a construção dos conhecimentos musicais no ensaio coral a luz da teoria sócio-histórica de Vigotski
Autor: Oliveira, Fernando Martins Mourão
Primeiro orientador: Feijó, Martin Cezar
Primeiro membro da banca: Aquino, Maria Aparecida de
Segundo membro da banca: Tomás, Lia Vera
Resumo: Esta pesquisa investiga o momento do ensaio de canto coral através da visão da teoria sociohistórica de Vigotski. Para tal, primeiro será definido o que é a teoria da construção do conhecimento, que tem sua gênese no período da Revolução Russa. No primeiro capítulo, faremos um estudo da teoria de ensino socio-histórica através da bibliografia do próprio Vigotski, além de alguns autores que se propuseram a explorar a pesquisa desse psicólogo, que tem o materialismo dialético de Marx como mentor de seu trabalho. Também é necessário definir o ensaio coral e seus componentes, trazendo para discussão o regente e a pedagogia musical utilizada, além de alguns elementos técnicos como o aquecimento e a preparação do repertório. Assim, estabelecemos as bases para um segundo momento, que consiste na análise de cinco ensaios de diferentes corais, utilizando-se de gravações e observações, para verificar tanto a aplicabilidade da teoria, quanto as ações no ensaio, que podem ser entendidas através da teoria socio-histórica de Vigotski
Abstract: This research investigates the rehearsal moment of the choral experience through the vision of the social historical theory of Vigotski. For that we start defining what the theory of knowledge construction is, which has its origin in the period of the Russian Revolution. The first chapter addresses the socio historical teaching theory, drawing upon the work of Vigotski himself and some other authors who studied the research this psychologist, who has in Marx and his dialectical materialism the mentor of his work. The choral rehearsal and its components also need be defined, bringing to the discussion the conductor, the music pedagogy used during the rehearsal and some technical elements as the warm-ups and repertoire preparation. Thus we establish the bases for the second moment that consists in the analysis of five different choral rehearsals, using recordings and observations of those rehearsals in order to analyze both the applicability of Vigotski s theory and the actions in the rehearsals that can be understood through his theory
Palavras-chave: ensaio;  Canto Coral;  pedagogia socio-histórica;  Vigotski;  chorus;  social historical pedagogy;  Vigotski
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: OLIVEIRA, Fernando Martins Mourão. Construindo o Canto Coral: a construção dos conhecimentos musicais no ensaio coral a luz da teoria sócio-histórica de Vigotski. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1805
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13504
Data de defesa: 16-Fev-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1805/1/Fernando%20Martins%20Mourao%20Oliveira.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.