Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13501
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem da profissão na prática da profissão: um estudo sobre relações entre educação, trabalho e sociedade
Autor: Santo, Marco Antonio Espirito
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Segundo membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Resumo: Compreender melhor processos de aprendizagem da profissão, de desenvolvimento profissional ao longo da trajetória de vida e da construção do conhecimento de um empresário que não passou por um processo de escolarização formal necessário à certificação, mas que, mesmo assim, é reconhecido pelos pares como profissional de sucesso em seus empreendimentos. Com estes objetivos, esse estudo caracteriza-se por um estudo de caso realizado a partir de narrativas de um profissional bem sucedido disparadas através de entrevista relacionada à recuperação, sob a ótica do entrevistado, de momentos de sua história de vida caracterizados por aprendizagens, dilemas, dificuldades e superação das mesmas. Como fundamentação teórica, coerentemente com o problema investigado, optou-se por adotar uma abordagem social do tema, focalizando, principalmente, concepções teóricas de Dubar a respeito da socialização profissional e de Schon a respeito da aprendizagem da profissão. Com relação à estruturação do relatório de pesquisa, os capítulos 1 e 2 referem-se aos dois eixos teóricos explicitados acima e que fundamentam a presente investigação: A era pós industrial e desafios para a educação e A formação da identidade individual na era do conhecimento. No capítulo 3 são explicitadas a natureza da pesquisa, bem como, as fontes de dados e os procedimentos adotados para a análise dos mesmos. O capítulo 4, intitulado Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional apresenta de forma descritiva e analítica os resultados apresentados. Por fim, no capítulo 5, são apresentadas as considerações finais referentes à presente investigação as quais não pretendem ser conclusivas, mas que elucidam aspectos de processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, bem como, fontes que nutrem esses processos que também estão presentes na literatura estudada sobre a temática. Embora de caráter prático e até pragmático, as aprendizagens identificadas pelo participante da pesquisa 7 relacionam-se, por caminhos idiossincráticos, a modelos teóricos principalmente os de reflexão sobre a ação de Schon
Abstract: Better understand the learning processes of the profession, professional lifelong learning and knowledge construction of a trader who has not gone through a process of formal education required for certification, but even so, it is recognized by peers as a professional success in their endeavors. With these objectives, this study is characterized by a case study conducted from narratives of a successful trader based at interview related to the recovery the moments of their life history characterized by learning, dilemmas difficulties and overcoming them, from the perspective of himself. . As a theoretical basis, consistent with the problem investigated, we chose to adopt a social approach of the topic, focusing mainly theoretical concepts of Dubar about professional socialization and Schon about learning the profession. With respect to the structuring of the research report, chapters 1 and 2 refer to two theoretical orientations described above and that underlie this research: The postindustrial era and challenges for education and training of individual identity in the knowledge era. In chapter 3 are explained the nature of research, as well as data sources and the procedures adopted for the analysis. Chapter 4, entitled Learning and Professional Development presents descriptive and analytical results presented. Finally, in Chapter 5 presents the final considerations regarding this investigation which are not intended to be conclusive, but that elucidate aspects of learning and professional development, as well as sources that nourish these processes that are also present in literature studied on the subject. Although from a practical and even pragmatic, learning identified by the research participant related, in idiosyncratic ways, especially the theoretical models of reflection on action "of Schon
Palavras-chave: educação;  aprendizagem na prática;  aprendizagem profissional;  conhecimento;  desenvolvimento profissional;  education;  learning in practice;  professional learning;  Knowledge;  professional development
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SANTO, Marco Antonio Espirito. Aprendizagem da profissão na prática da profissão: um estudo sobre relações entre educação, trabalho e sociedade. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1802
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13501
Data de defesa: 8-Fev-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1802/1/Marco%20Antonio%20Espirito%20Santo.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.