Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13489
Tipo do documento: Dissertação
Título: Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
Autor: Gaudêncio Junior, Norberto
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo membro da banca: Caramella, Elaine da Graça de Paula
Resumo: O presente trabalho propõe o resgate histórico da produção e dos procedimentos operacionais do Atelier Mirga, liderado pelo artista polonês Henrique Mirgalowski e responsável pela criação dos cartazes veiculados pela Companhia de Annuncios em Bonds paulistana. Contextualiza o cartaz de bonde em uma cidade em intensa transformação como São Paulo na primeira metade do século XX. Investiga como o cartaz de bonde, com sua ambiência e especificidades, inseriu-se em uma modernidade que não pode ser entendida fora do contexto urbano. Resgata os anos de formação de Henrique Mirgalowski antes de desembarcar no Brasil e tornar-se um dos pioneiros do moderno cartaz brasileiro. Coloca as artes plásticas em diálogo com o desenho publicitário do período, analisando a distinção hierárquica entre artes maiores e menores . Dedica-se à formação do profissional de publicidade e do design brasileiro anterior à década de 1950, destacando o papel educacional e o pioneirismo de Henrique Mirgalowski e seu ateliê. Investiga como os modelos estrangeiros influenciaram a produção do Atelier Mirga. Demonstra como a formação dos profissionais e as influências presentes no Atelier Mirga constituem exemplos de uma rica e variada tradição da cultura projetiva brasileira em publicidade e design, desapegada de ideologias e de qualquer homogeneização visual
Abstract: This work proposes a historical recovery of production and operating procedures of Atelier Mirga, led by Polish artist Henrique Mirgalowski and responsible for creating the posters distributed by the Companhia de Annuncios em Bonds in São Paulo. Contextualizes the advertising posters on trams in a city of intense transformation like São Paulo in the first half of the twentieth century. Investigates how the advertising posters on trams, with their surroundings and characteristics, entered into a modernity that cannot be understood outside the urban context. It traces the formative years of Henrique Mirgalowski before arriving in Brazil and becoming a pioneer of modern Brazilian poster. Puts the art in dialogue with the advertising graphics of the period, analyzing the hierarchical distinction between major and "minor arts. Dedicates to the training of the Brazilian advertisers and designers before the 1950‟s, highlighting educational and pioneering role of Henrique Mirgalowski and his studio. Investigates how foreign models influenced the production of Atelier Mirga. Demonstrates how the educational process and the influences at the Atelier Mirga are examples of a rich and varied tradition of Brazilian culture projective in advertising and design, detached from any ideology and visual homogenization
Palavras-chave: cartazes;  bondes;  publicidade;  design;  modernidade;  artífice;  posters;  trams;  advertising;  design;  modernity;  craftsman
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1789
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13489
Data de defesa: 13-Dez-2010
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.