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Tipo do documento: Tese
Título: Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo
Autor: Garcia, Sueli
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Fischer, Eliana Gabriela
Segundo membro da banca: Grinfeld, Fanny Feigenson
Terceiro membro da banca: Reis, Mariza de Fátima
Quarto membro da banca: Carvalho, Agda Regina de
Resumo: A presente tese, intitulada Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo , teve como hipótese central a questão do ato de vestir como expressão das conexões entre arte e cultura da moda. A ideia central foi investigar a moda e sua importância na formação da subjetividade como meio de elaborar uma aparência que revele a dimensão do autoconhecimento do indivíduo. A aparência reflete o entendimento que o indivíduo tem de si, como também de sua identidade como um modo de ser. A questão simbólica e a interdisciplinaridade da moda correspondem às expectativas do indivíduo no processo da criação de uma aparência que extrapola a sua funcionalidade. A moda na esfera do sensível nos permite refletir sobre o grau de autoconhecimento do indivíduo que se expressa por meio das imagens provenientes da vestimenta no espaço público. Portanto, o autoconhecimento expresso pelo indivíduo por meio da aparência e da moda o posiciona no mundo como um modo identitário de ser, isto é, de expressar o seu self.
Abstract: This thesis entitled "Art and fashion culture as the fundamentals of contemporary dress , has as the central hypothesis to question the act of dressing as the expression of the connections between art and fashion culture. The central idea was to investigate fashion and the importance at the formation of subjectivity as a way to develop the self-appearance to reveal the size of the self. The appearance reflects an understanding that the individual has about himself, but also his identity as a way of being. The symbolic issue and interdisciplinary in the fashion answers the expectations of the self on the process of creating a look that goes beyond functionality. The fashion on sphere of sensitive allows reflecting on the degree of the self that is our individual expression through images of clothing in public space. Therefore, the self-expressed by the individual through the appearance and the fashion stays in the world as a way of identity, that is, to express yourself.
Palavras-chave: arte;  história da cultura;  moda;  interdisciplinaridade;  subjetividade;  Art;  history of culture;  fashion;  interdisciplinarity;  subjectivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: GARCIA, Sueli. Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2078
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13468
Data de defesa: 14-Fev-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2078/1/Sueli%20Garcia.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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