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Tipo do documento: Tese
Título: Os caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarces
Autor: Resende, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Grinfeld, Fanny Feigenson
Segundo membro da banca: Reis, Mariza de Fátima
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco
Quarto membro da banca: Gomes, Suzana Helena de Avelar
Resumo: Aborda a evolução do sistema de moda e sua relação com a arte. Analisa o surgimento das primeiras lojas de departamentos a partir da implementação das exposições universais e como ambas fundaram a estrutura do sistema de moda moderno. Demonstra como os estilistas Charles Fréderic Worth e Paul Poiret moldaram suas imagens de grandes criadores a partir da relação com a arte e seus atores, e argumenta como essas relações foram utilizadas para dotar seu trabalho comercial da distinção e status do objeto artístico. Verifica como as práticas interdisciplinares de Worth e Poiret estabeleceram parâmetros para as transferências de linguagens entre arte moda na contemporaneidade. Analisa essas transferências interdisciplinares a partir da instalação de mostras de moda em museus, nas últimas décadas do século XX. Aponta como essas mostras levantaram discussões das fronteiras ontológicas entre moda e arte. Finaliza com uma análise sobre as bienais de Moda de Arnhem e suas relações com a arte e o mercado de moda. Conclui estabelecendo a importância das mostras de moda para a renovação e perpetuação do sistema e do mercado de moda.
Abstract: This dissertation studies the fashion system development and its relationships with the art field. It analyses how the modern fashion system structure was founded by the Universal Exhibitions and the first department stores. It also shows how the fashion designers Charles Fréderic Worth e Paul Poiret built their artistic images, and states that these relationships were used to give an art status for their work. This research also verifies how the interdisciplinary practices of both Worth and Poiret established standards for the referred practices in contemporary fashion; it analyses the interdisciplinary dialogues present in fashion exhibitions located in art museums. It also considers the Arhem Mode Biennale and its connections with the fashion system and it concludes pointing out the importance of fashion exhibitions for the renewal and perpetuation of the fashion system.
Palavras-chave: moda;  arte;  exposições universais;  sistema da moda;  interdisciplinaridade;  mercado de moda;  Arnhem Mode Biennale;  MºBA;  fashion;  art;  universal exhibitions;  fashion system;  interdisciplinarity;  Arnhem Mode Biennale;  MºBA
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: RESENDE, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de. Os caminhos do sistema de moda: os diálogos com a arte e seus disfarces. 2014. 181 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2076
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13466
Data de defesa: 3-Fev-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2076/1/Patricia%20Helena%20Soares%20Fonseca%20Rossi%20de%20Resende.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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