Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGregoris, Sílvia Reginapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:10Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:05:10Z-
dc.date.available2013-12-14pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:05:10Z-
dc.date.issued2012-08-17pt_BR
dc.identifier.citationGREGORIS, Sílvia Regina. Revista Zupi Design e a comunicação visual na contemporaneidade (2006-2010). 2012. 173 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2071-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13462-
dc.description.abstractThis study aims to understand and evaluate the intellectual and graphical production that is illustrated in the Hoods Zupi Design Magazine in its contemporary (2006-2010). To analyze its significance and representativeness as a contemporary artistic production deals with such issues as the object of analysis: theme to be historicized and treating them as a source, which subsidizes research through the supporting documentation provided by them. Some questions, coming from our professional activities with students of first semesters of undergraduate course in Advertising search for answers through questionnaires to investigate whether the journal might be used as a strategy for teaching and learning in the classroom. Using issues of the journal as a motivating material, were performed analyzes and interpretations with three groups of discipline Drawing I. The study of Zupi Design Magazine within a relatively short period of existence has privileged themes as: points of convergence between the editorial project and artistic achievements, the coherence between the covers of graphic expression and the speech presented by its authors and the receipt of the journal for their readership. Our theoretical framework is provided by means of dialogue between scholars of Cultural History, which supports us. The preparation of tables allowed a detailed survey of the aspects to which we propose to study: the use of the magazine as a strategic support in Drawing course in Advertising.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação visual e contemporaneidadepor
dc.subjectensino-aprendizagem de artepor
dc.subjectestudo de periódicospor
dc.subjectrevista Zupi Designpor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjectvisual communication and contemporary artistic productioneng
dc.subjectteaching and learning of art, study journalseng
dc.subjectZupi Designeng
dc.subjectpedagogical practiceeng
dc.titleRevista Zupi Design e a comunicação visual na contemporaneidade (2006-2010)por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo conhecer e avaliar a produção intelectual e gráfica presente nas ilustrações das capas da Revista Zupi Design em sua contemporaneidade (2006-2010). Para analisar seu significado e representatividade enquanto produção artística contemporânea trata as edições como objeto de análise: tema a ser historicizado e também como fonte, que subsidia a pesquisa por meio do suporte documental por elas fornecido. Algumas questões, vindas de nossa atuação profissional com alunos de primeiros semestres da graduação em curso de Publicidade, buscaram respostas por intermédio de questionários, com o objetivo de investigar se o periódico pode vir a ser utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem em sala de aula. Usando como material motivador as edições do periódico, foram realizadas análises e interpretações junto a três turmas da disciplina Desenho I. O estudo da Revista Zupi Design dentro de um período relativamente curto de existência privilegiou como temas: pontos de convergência entre o projeto editorial e as realizações artísticas; a coerência entre a expressão gráfica das capas e o discurso apresentado por seus autores e a recepção do periódico por seu público leitor. Nosso referencial teórico é fornecido por intermédio de diálogos entre estudiosos da História Cultural, que nos dá suporte. A elaboração de tabelas permitiu um levantamento minucioso dos aspectos aos quais nos propusemos estudar: a utilização do periódico como suporte estratégico em aulas de Desenho no curso Publicidade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1023253855166881por
dc.contributor.advisor1Contier, Arnaldo Darayapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430por
dc.contributor.referee1Rizzo, Esmeraldapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647388748577695por
dc.contributor.referee2Luca, Tania Regina dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332049365505182por
dc.contributor.referee3Dohme, Vania D'angelopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433537341434859por
dc.contributor.referee4Batista, Rosanapt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567706339313166por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3774/Silvia%20Regina%20Gregoris.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2071/1/Silvia%20Regina%20Gregoris.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.