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Tipo do documento: Tese
Título: A educação de crianças na Revista Infância
Autor: Moura, Marina de
Primeiro orientador: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Terceiro membro da banca: Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Quarto membro da banca: Lima, Luís Antônio Gomes de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as ideias sobre educação de crianças na Revista Infância. Tal revista foi publicada entre os anos de 1935 e 1937 pela Cruzada Pró-Infância, na cidade de São Paulo. Durante os três anos foram publicados 18 números da revista, todos estes compõem o material estudado. As fundadoras da Cruzada Pró-Infância foram senhoras da elite paulistana lideradas por Pérola Byington e Maria Antonieta de Castro. Para realizar a análise de tal material foi utilizado o método descritivo analítico. Verificou-se que o material publicado encontra-se na área da educação não formal e três categorias de análise foram criadas, a saber, Educação para Cidadania, Educação para Sociedade e Educação para Saúde. A Educação para a Saúde foi o principal tema abordado na revista, o que pode ser atribuído ao fato de que o discurso médico higienista permeou as décadas de 1920 e 1930 no Brasil e especialmente na cidade de São Paulo. Dentre esses temas destacam-se hábitos de higiene, puericultura e alimentação infantil. Com relação às outras categorias - Educação para Cidadania, Educação Para Sociedade - a ênfase foi a importância da educação para o futuro do país e os papéis a serem desempenhados pelos indivíduos na sociedade, reforçando a tese de um discurso nacionalista. A análise dos artigos incluídos em cada uma das categorias revelou que os textos publicados na revista Infância eram um retrato da sociedade paulistana da época e refletiam as preocupações presentes na educação das crianças.
Abstract: This study aims to analyze the ideas on education of children in Revista Infancia. This magazine was published between the years 1935 and 1937 by Cruzada Pró-Infância, in São Paulo. During the three years 18 issues of the magazine were published, all these make up the material studied. The founders of Cruzada Pró-Infância were ladies of the Paulista elite led by Pearl Byington and Maria Antonieta de Castro. To perform the analysis of this material was used descriptive analytic method. It was found that the published material is in the area of non-formal education and three categories of analysis were created, namely, Education for Citizenship, Education for Society and Health Education. Health Education was the main topic discussed in magazine, which can be attributed to the fact that the medical hygienist permeated the 1920s and 1930s in Brazil and especially in São Paulo. Among these themes stand out hygiene, childcare and infant feeding. Regarding other categories - Education for Citizenship, Education for Society - the emphasis was the importance of education for the country's future and the roles to be played by individuals in society, reinforcing the thesis of a nationalist discourse. The analysis of the items included in each category revealed that the texts were published in the journal Infancia were a portrait of paulistana society of the time and reflected the concerns present in children's education.
Palavras-chave: Revista Infância;  educação de crianças;  educação para a cidadania;  educação para a sociedade;  educação para a saúde;  Magazine Childhood;  education of children;  education for citizenship;  education society, education for health
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MOURA, Marina de. A educação de crianças na Revista Infância. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2070
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13461
Data de defesa: 13-Set-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2070/1/Marina%20de%20Moura.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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