Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13459
Tipo do documento: Tese
Título: Um mergulho no Brasil Naif: a Bienal Naifs do Brasil do SESC Piracicaba: 1992 a 2010
Autor: D'ambrosio, Oscar Alejandro Fabian
Primeiro orientador: Stori, Norberto
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Terceiro membro da banca: Nascimento, José Leonardo do
Quarto membro da banca: Moreira Filho, Alcindo
Resumo: A presente pesquisa consiste na discussão sobre o que é Arte Naif, quais são as suas variações e principais artistas. O problema maior é a própria definição do objeto de estudo. Para isso, temos como base os textos dos poucos autores nacionais e estrangeiros que se debruçaram sobre o tema. Alguns deles, inclusive, não são trabalhos acadêmicos, mas catálogos de luxo voltados para a venda de obras ou a divulgação de museus ou coleções particulares. Busca-se estabelecer parâmetros para o debate das manifestações plásticas que são chamadas pela crítica especializada como Arte Naif. O maior evento desse gênero de pintura no Brasil, a Bienal Naifs do Brasil, é realizado em Piracicaba, SP, e teve a sua décima edição em 2010. A pesquisa realiza uma análise dos textos de curadores, curadores-adjuntos e integrantes dos júris de seleção das dez edições do evento (1992-2010) e suas referências para instituir uma discussão sobre o conceito de Arte Naif. Esse diálogo inclui a discussão plástica de obras categorizadas no gênero. Traz ainda comentários sobre os principais artistas que expuseram nas diversas edições da Bienal.
Abstract: This study investigates what Naïf Art is, which are its variations and main artists. The most important question is the definition of the object of the study. This research offers a view of some international and Brazilians art critics that studied the subject. Some of the articles about the subject are not academic papers but art catalogues focused in selling art works or catalogues from private museums or collections. All these information is joined to establish quotations and qualified reflections about visual works that are categorizes as Naïf Art. The most important event in this art area the Bienal Naifs do Brasil, that takes place in Piracicaba, in São Paulo State, Brazil, since 1992. This study offers an analysis of art researchers, jury members and art curators that have taken part in the last ten editions of the event (1992-2010). The idea is to seek and discuss this kind of information to understand what Naïf Art is. The idea also This study investigates what Naïf Art is, which are its variations and main artists. The most important question is the definition of the object of the study. This research offers a view of some international and Brazilians art critics that studied the subject. Some of the articles about the subject are not academic papers but art catalogues focused in selling art works or catalogues from private museums or collections. All these information is joined to establish quotations and qualified reflections about visual works that are categorizes as Naïf Art. The most important event in this art area the Bienal Naïfs do Brasil, that takes place in Piracicaba, in São Paulo State, Brazil, since 1992. This study offers an analysis of art researchers, jury members and art curators that have taken part in the last ten editions of the event (1992-2010). The idea is to seek and discuss this kind of information to understand what Naïf Art is. The idea also is to analyze art works that are called Naïf. The study also offers comments about the main artists that have taken part in the Piracicaba Bienal editions since 1992.
Palavras-chave: arte naif;  bienal naifs do Brasil;  arte popular;  arte contemporânea;  curadoria;  artes plásticas;  naïf art;  Brazilian naïfs;  popular culture;  Brazilian Art;  curator;  visual arts
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: D'AMBROSIO, Oscar Alejandro Fabian. Um mergulho no Brasil Naif: a Bienal Naifs do Brasil do SESC Piracicaba: 1992 a 2010. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2068
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13459
Data de defesa: 21-Fev-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2068/1/Oscar%20Alejandro%20Fabian%20DAmbrosio.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.