Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13451
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ação escolar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais em situação de inclusão
Autor: Freitas, Cristiane Spada
Primeiro orientador: Mazzotta, Marcos José da Silveira
Primeiro membro da banca: Saeta, Beatriz Regina Pereira
Segundo membro da banca: Oliveira, Paulo de Tarso
Resumo: Com o objetivo de estudar ações escolares desenvolvidas junto aos alunos com necessidades educacionais especiais em situação de inclusão, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental, além de pesquisa de campo qualitativa e de caráter etnográfico. O estudo de campo envolveu cinco escolas públicas do município de Mairiporã, situado na Região Metroplolitana de São Paulo. São apresentados e discutidos os dados coletados através de levantamentos junto à Secretaria da Educação e observações nas escolas com vistas às condições de acesso bem como aspectos físicos e materiais. Foram também realizadas entrevistas com os diretores das cinco escolas e professores do ensino regular procurando averiguar os critérios norteadores da identificação dos alunos com necessidades educacionais especiais, como também descrevendo os elementos facilitadores e dificultadores da inclusão desses alunos na rede de educação municipal. O interesse pelo estudo surgiu da necessidade de analisar nas escolas a garantida ação fundamentada nos princípios éticos de eqüidade e justiça clamados pela inclusão escolar. Embora pesem seus avanços, o estudo indicou que ainda existe uma distância entre o discurso e a ação. Por isso a inclusão orientada por valores, como processo histórico que não se iniciou hoje e nem terminará tão cedo, deve ser pensada e entendida dentro de um enfoque dinâmico e processual. Os resultados encontrados poderão significar importante subsídio para possíveis e necessárias reformulações e orientação das ações nas escolas da rede municipal do referido município paulista.
Abstract: With the aim of analyzing the school actions which have been developed with students who own special educational needs as far as inclusion is concerned, a bibliographic and documentary analyses and research has been made, followed by qualified branch and ethnographic related research. All the acquired data has been raised through surveys which have been developed in five public schools in the city of Mairiporã, situated in the Great Metropolitan area of São Paulo, with the support of the Governor s Education Bureau. It has also been shown and discussed taking into consideration the infra-structure features and the types of access conditions these students have. In addition, there have been interviews with each school principals and primary regular school teachers so as to find out criteria to distinguish and identify these special types of students in order to describe the elements which may make this inclusion process in the public city schools easy or hard. The interest for this branch has been grounded on the need of checking the ethic principles of equality and justice which must be guaranteed. Although there has been development, the present study has indicated a huge gap between the speech and the steps which have been taken, and that s why this process values must be checked, as something historic which has already begun and will certainly not end up soon. So, it must be deeply thought and understood within a dynamic focus. The results which have been found out might provide outstanding assistance for possible and necessary changes so as to lead to steps which shall be taken in the above-mentioned city schools.
Palavras-chave: relação professor-aluno;  aluno com necessidades educacionais especiais;  inclusão escolar;  relations teacher-student;  students with special educational needs;  scholar inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: FREITAS, Cristiane Spada. Ação escolar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais em situação de inclusão. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2682
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13451
Data de defesa: 27-Fev-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2682/1/Cristiane%20Spada%20Freitas1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2682/2/Cristiane%20Spada%20Freitas2.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.