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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJorqueira, Adriana Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T21:11:07Z-
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.issued2006-08-08pt_BR
dc.identifier.citationJORQUEIRA, Adriana Cristina. Expectativa do professor com relação a atuação do fisioterapeuta no processo de inclusão escolar com ênfase no brincar da criança com deficiência física. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2678-
dc.description.abstractThe improvement and the scientific search for new productions and research regarding the questions that accumulate of stocks the process of pertaining to school inclusion are each time more present, in the intention of better understanding and making possible together responsible action to the educational process of people with disability. Thinking about this, the present work intend to point out the importance of the support to the school, the professors and the students that they lives deeply this process, with the purpose to guarantee better conditions of participation and educational exploitation. For being extensive the different ways of intervention and support to the school, this work had as objective identify the expectations of the professors with relation to the performance of the physiotherapist in the proposal of pertaining to the school inclusion of students with physical disability with or without neurological deficiency to ratify the action of this professional at the moments of to play and motor activities in the school. The research was happened in Barueri City, in 14 schools of the Infantile Education, having the participation of 16 professors who was teaching for students with physical disability. The result of the research had been presented through quantitative analyses and qualitative analyses, from the application of a questionnaire for each participant. With the gotten results , it was identified the necessity of support to the schools, the professors and the students, since it does not have offered services and supports, and is many the difficulties of the professors in becoming accomplishes the participation of the students who present physical deficiency at the moments of to play and motor activities. The physiotherapist, according to expectations of the professors, can play important role in this challenge, being a professional capable to integrate a work in set with the professor in favor of the student who lives deeply the process of pertaining to school inclusion.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectfisioterapeutapor
dc.subjectfisioterapiapor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectbrincarpor
dc.subjectdeficiência físicapor
dc.subjectphysiotherapisteng
dc.subjectphysical therapyeng
dc.subjectschool inclusioneng
dc.subjectplayingeng
dc.subjectphysical disabilityeng
dc.titleExpectativa do professor com relação a atuação do fisioterapeuta no processo de inclusão escolar com ênfase no brincar da criança com deficiência físicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoO aprimoramento e a busca por novas produções e pesquisas científicas a respeito das questões que abarcam o processo de inclusão escolar estão cada vez mais presentes, no intuito de melhor compreender e possibilitar ações responsáveis junto ao processo educacional de pessoas com deficiência. Pensando nisso, o presente trabalho salienta a importância do apoio à escola, aos professores e aos alunos que vivenciam este processo, com a finalidade de garantir melhores condições de participação e aproveitamento educacional. Por serem amplas as diferentes maneiras de intervenção e apoio à escola, este trabalho teve como objetivo identificar as expectativas dos professores com relação à atuação do fisioterapeuta na proposta de inclusão escolar de alunos com deficiência física com ou sem comprometimentos neurológicos, ressaltando a ação deste profissional nos momentos de brincadeiras e atividades motoras na escola. A pesquisa foi realizada no município de Barueri, em 14 escolas da Educação Infantil, tendo a participação de 16 professores que lecionavam para alunos com deficiência física. Os dados da pesquisa foram apresentados através de análises quantitativas e análises qualitativas, a partir da aplicação de um questionário para cada participante. Diante dos resultados obtidos, identificou-se a grande necessidade de apoio às escolas, aos professores e aos alunos, visto que não há serviços e suportes oferecidos, e são muitas as dificuldades dos professores em tornar efetiva a participação dos alunos que apresentam deficiência física nos momentos de brincadeiras e atividades motoras. O fisioterapeuta, segundo as expectativas dos professores, pode desempenhar importante papel neste desafio, sendo um profissional capaz de integrar um trabalho em conjunto com o professor a favor do aluno que vivencia o processo de inclusão escolar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282212262397762por
dc.contributor.advisor1Assis, Silvana Maria Blascovi dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412por
dc.contributor.referee1Mazzotta, Marcos José da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113por
dc.contributor.referee2Peixoto, Beatriz de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7953557224673845por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10360/Adriana%20Cristina%20Jorqueira1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10361/Adriana%20Cristina%20Jorqueira2.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2678/5/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
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