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Tipo do documento: Dissertação
Título: Interações de crianças com deficiência no cotidiano escolar "inclusivo"
Autor: Pedrosa, Elisete Regina Morelli
Primeiro orientador: Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o cotidiano das crianças, que estão inseridas em classes regulares da escola pública, vivenciando uma proposta educacional inclusiva‟, ainda em formação. O método escolhido foi o etnográfico, pois possibilita ao pesquisador interpretar as ações dos sujeitos dentro de seu próprio contexto social, promovendo uma interação entre os envolvidos. A observação em sala de aula e situação de recreio, de uma escola municipal de educação infantil, com 40 crianças, focando um menino de cinco anos de idade, com diagnóstico de Síndrome do Espectro Autista, levanta dados significativos para contribuir com a proposta desta pesquisa. Se, por um lado, a criança autista expressa comportamentos de prazer em meio a seus companheiros, a professora da turma é compromissada, procurando desenvolver autonomia em seus alunos, por outro lado, alguns fatores são marcantes, como a falta de informações para a equipe técnica sobre as inúmeras formas de deficiência, o que impossibilita o trabalho de aprendizagem e troca de experiências, a ausência de um professor mediador que poderia desenvolver uma experiência de Aprendizagem Mediada, além das dificuldades de trabalhar as particularidades da criança. Partindo destes dados, é possível perceber a necessidade de novas propostas, incluindo os materiais pedagógicos, que precisam ser elaborados e aplicados nestas salas onde crianças poderão não apenas interagir socialmente, mas, também, alcançar seu desenvolvimento específico, respeitando as diferenças e trabalhando suas habilidades.
Abstract: The aim of this research was to investigate daily activities of children who study in mainstream classes of government schools, in an inclusive proposal, still in formation. Method chosen was ethnographic, because of its facility to allow the researcher to interpreting subjects‟ actions within their own social context and promoting interactions among the sample involved. Classroom and interval observation of a 40-pupil class in a government primary school focusing a 5-year-old boy diagnosed with autism spectrum disorder shows significant data that contribute to this research. If, on one hand, the autistic child express pleasure behaviors among his peers, the teacher is involved and aims to develop autonomy in her pupils, on the other hand, some aspects are noteworthy, such as the lack of information for the staff about different kinds of disability, which hinders the learning task and sharing experiences, the absence of a supporting teacher who could develop a practice of mediated learning, as well as the difficulties of working the child‟s peculiarities. Stemming from those date, it‟s possible to notice the need for new proposals, including pedagogical materials to be elaborated and applied to those classrooms where children will be able not only to socially Interact, as well as reach their specific development, respecting differences and working with their abilities.
Palavras-chave: escola inclusiva;  autismo;  aprendizagem mediada;  deficiência;  inclusive school;  autism;  mediated learning;  disability
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1757
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13441
Data de defesa: 6-Ago-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1757/1/Elisete%20Regina%20Morelli%20Pedrosa.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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