Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13429
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
Autor: Gomes, Ana Elizabeth Gondim
Primeiro orientador: Mazzotta, Marcos José da Silveira
Primeiro membro da banca: Assis, Silvana Maria Blascovi de
Segundo membro da banca: Mattos, Edna Antonia de
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo conhecer e avaliar algumas condições da inclusão de alunos com síndrome de Down, do Ciclo I do ensino fundamental, na rede regular de escolas públicas municipais de Barueri - São Paulo, sob a ótica dos professores regentes de classes comuns que tivessem pelo menos um aluno com síndrome de Down. A pesquisa de campo foi realizada em Barueri (SP) e envolveu 16 professores. Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, seguindo um roteiro formulado previamente. Após as entrevistas foi realizada a transcrição de depoimentos, a categorização dos elementos mais significativos e a discussão dos dados encontrados. Os resultados dos depoimentos apontaram importantes fatores relacionados ao processo de inclusão escolar dos alunos, notadamente a respeito do seu desempenho, das ações desenvolvidas pelos professores, das relações entre professores e familiares dos alunos, além da orientação e apoio especializado prestados aos professores e alunos. Os resultados obtidos poderão subsidiar importantes decisões, tanto por parte dos gestores quanto dos professores das classes comuns.
Abstract: The aim of this study was to evaluate and learn more about the inclusion process of children with Down syndrome in elementary and middle school (1st through 9th grades), in the public schools of Barueri (São Paulo), as viewed by the teachers of at least one student with Down syndrome in their classroom. 16 (sixteen) teachers participated in this qualitative study, through a semi-structured interview, followed by transcription and classification of the interviews and discussion of the data. The results of the interviews point to important facts regarding the inclusion process of these students, in respect to their development, their teachers actions, the relationship between teachers and their families, as well as the support and specialized orientation received by the teachers and these students.
Palavras-chave: inclusão escolar;  alunos com síndrome de Down;  professores;  ensino fundamental;  educação especial;  inclusion process;  student with Down syndrome;  teachers;  elementary and middle school;  special education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1745
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13429
Data de defesa: 18-Dez-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1745/1/Ana%20Elizabeth%20Gondim%20Gomes.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.