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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Quando a gente não entende das coisas, a gente não sabe lidar com elas": estudo de caso de um aluno com síndrome de Tourette cursando o ensino público regular
Título(s) alternativo(s): "When we do not understand things, we cannot deal with them": a case study of a student with Tourette Syndrome who attends regular public school
Autor: Gomes, Millena de Cássia Ormenese
Primeiro orientador: Becker, Elisabeth
Primeiro membro da banca: D´antino, Maria Eloisa Famá
Segundo membro da banca: Kohatsu, Lineu Norio
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o percurso de escolarização de um aluno com Síndrome de Tourette, estudante de uma classe regular do ensino público. Procurou compreender as dificuldades por ele experimentadas, assim como aquelas provocadas por seus comportamentos, focalizando as possibilidades de expressão de preconceito e estigmatização presentes no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida no enfoque qualitativo e a opção metodológica adotada foi o estudo de caso, sendo que o aluno, seus familiares e profissionais da equipe escolar e de atendimento foram entrevistados. Os dados obtidos através dessas entrevistas semi-estruturadas foram submetidos à análise de conteúdo, resultando em treze categorias. Sinalizam que este aluno enfrenta dificuldades nas relações sociais, já tendo sido incompreendido até no ambiente familiar, permanecendo alvo de atitudes preconceituosas por parte de seus colegas e, eventualmente, até de professores. A equipe escolar busca favorecer sua inclusão, adotando alguns recursos simples, coerentes aos sugeridos na literatura especializada. Foi observada uma tendência do aluno a identificar-se e a servir de apoio a outras crianças com necessidades educacionais especiais. A família, particularmente a mãe, desempenha um papel fundamental no acolhimento do jovem na escola, fornecendo esclarecimentos constantes, suporte às situações de crise e promovendo o intercâmbio entre a equipe de atendimento.
Abstract: This research aimed at understanding the educational path of a student with Tourette Syndrome, attending a regular public school. It also aimed at understanding the difficulties this student had to face, as well as those caused by his behavior. Emphasis was given to the possibility of prejudice and stigmatization in the school environment. The research had a qualitative focus and a case study methodology was adopted. The student, his family, and academic and administrative professionals from his school were interviewed. The data collected from these semi-structured interviews were analyzed and classified in thirteen categories. Data shows that this student faces social relations problems; he was even misunderstood by his own family and was always a victim of prejudice from his classmates, and sometimes, his teachers. The school staff tries to make his inclusion possible by adopting simple resources, consistent with the ones available in the specialized literature. The student was observed to have an inclination towards identifying with and helping other children with special educational needs. The family, specially the mother, has an important role in helping her child at school. She always provides necessary clarifications, support in difficult situations and is always acting as an intermediator with the care staff.
Palavras-chave: síndrome de Tourette;  ambiente escolar;  preconceito;  estigmatização;  Tourette syndrome;  school environment;  prejudice;  stigmatization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: GOMES, Millena de Cássia Ormenese. "When we do not understand things, we cannot deal with them": a case study of a student with Tourette Syndrome who attends regular public school. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1718
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13404
Data de defesa: 18-Dez-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1718/1/Millena%20de%20Cassia%20Ormenese%20Gomes.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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