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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das entrevistas de quatro surdocegos adquiridos sobre a importância do guia-intérprete no processo de comunicação e mobilidade
Autor: Carillo, Elenir Ferreira Porto
Primeiro orientador: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Primeiro membro da banca: Carvalho, Sueli Galego de
Segundo membro da banca: Amaral, Isabel
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a opinião de surdocegos adquiridos sobre a importância do guia-intérprete no processo de comunicação e mobilidade, em situações do cotidiano. Especificamente voltou-se para: de um lado, as que propiciam a diminuição e superação de dificuldades; de outro lado as que aumentaram as dificuldades. A amostra foi constituída por quatro surdocegos adquiridos, filiados a Associação Brasileira de Surdocegos, que já participaram de programas de habilitação e reabilitação no que tange à comunicação e mobilidade e que utilizam os serviços de guia-intérprete. Os dados foram coletados a partir de entrevistas individuais, utilizando um questionário especialmente elaborado, alocados em Quadros, possibilitando a exposição das situações que propiciam diminuição, superação e aumento das dificuldades para cada sujeito de pesquisa e para a amostra como um todo. Os dados analisados mostraram que o guia-intérprete consegue superar ou diminuir as dificuldades dos surdocegos à medida que se utiliza das diferentes técnicas de comunicação e mobilidade. Foi valorizado de forma consensual pelos sujeitos pesquisados que esse profissional tenha habilidade e experiência na aplicação dessas técnicas. Por outro lado, questões relativas à deficiência na aplicação, por parte do guia-intérprete, das referidas técnicas foram, consensualmente, as causas de aumento das dificuldades relatadas pelos sujeitos estudados. Foram, também, assinaladas interferências de fatores pessoais, apontando para a questão do relacionamento interpessoal, algo ainda não explorado completamente na formação desse profissional. Atenção a essa questão poderá contribuir satisfatoriamente no desempenho do guia-intérprete junto aos surdocegos adquiridos.
Abstract: The present study had as goal analyzing the opinion of the deafblinds acquired on the importance of the guide-interpreter in the process of communication and mobility in routine situations. It is focused specifically, on one hand, in situations that decrease the number of difficulties faced by them and their overcoming of the same ones; and on the other hand, situations that increase difficulties on the way of the deafblind. The sample was constituted by four deafblinds acquired, members of the Brazilian Association of the Deafblinds who already took part in programs of habilitation and rehabilitation related to communication and mobility, and the ones who make use of guide-interpreter services. Data was collected by individual interviews using a questionnaire specially elaborated for this project, organized in charts displaying this way, situations which make possible the decrease, overcoming and increase of the difficulties to each individual studied and the sample as a whole. The data analyzed showed that the guide-interpreter can overcome or decrease the deafblind s difficulties as they use different communication and mobility techniques. It was considered by the individuals researched, the necessity of this professional to have the ability and experience on the application of these techniques. However, the issues related to the deficiency on the application of such techniques by the guide-interpreter were the causes of the increase of difficulties reported by the individuals studied. It was also shown interferences coming from personal issues, pointing out to interpersonal relation issues, something not explored fully on the education of this professional. Attention to this matter could contribute satisfactorily on the performance of the guide-interpreter along with deafblinds acquired.
Palavras-chave: guia-intérprete;  surdocego adquirido;  comunicação;  mobilidade;  guide-interpreter;  deafblind acquired;  communication;  mobility
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: CARILLO, Elenir Ferreira Porto. Análise das entrevistas de quatro surdocegos adquiridos sobre a importância do guia-intérprete no processo de comunicação e mobilidade. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1709
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13396
Data de defesa: 1-Dez-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1709/1/Elenir%20Ferreira%20Porto%20Carillo.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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