Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13389
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relação entre professores e alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento: uma história de mudanças
Título(s) alternativo(s): Relations between teachers and pupils with learning and behavior difficulties: a history of changing
Autor: Najle, Carolina Paz Muñoz
Primeiro orientador: Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Primeiro membro da banca: Mazzotta, Marcos José da Silveira
Segundo membro da banca: Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Resumo: Os relacionamentos interpessoais não são fáceis, e o relacionamento professor-aluno é um deles. Esta pesquisa demonstra como era o relacionamento dos professores com os alunos de uma sala com problemas de aprendizado, violência e indisciplina e como houve mudanças nesse relacionamento, a partir de alterações na forma pela qual os professores agiam e percebiam os alunos. Foram realizadas entrevistas com os professores de uma classe de 1ª. Série do Ensino Médio, numa escola pública da cidade de São Paulo, a partir de uma experiência vivenciada por eles, de mudanças na maneira de atuar com os alunos. A partir das entrevistas, foram criadas categorias, nas quais foram expostos os principais pontos referentes a como a família e o adolescente agem em relação à escola, como era o relacionamento dos alunos com os professores, as angústias e inseguranças destes, as propostas de mudança e os resultados de tais modificações para o relacionamento. Conclui-se que a escola deve estar atenta às mudanças dos jovens de hoje em dia, principalmente enfocando a formação do professor e uma escola que se proponha a ser reflexiva.
Abstract: Interpersonal relations are not easy and teacher-pupil relation is one of those. This research shows the relations between teachers and pupils from a classroom with learning difficulties, violence and indiscipline and the changes that occurred after modifications in the ways the teachers acted and perceived the pupils. Interviews were conducted with teachers from a 1st year of a High-School class in a government school of São Paulo City. Categories were created based on the interviews and the main issues were shown, such as how the family and the teenager react towards school, how the relationship between the teacher and the class was, teachers feelings of anxiety and insecurity, change proposals and their results for the relationships. It can be concluded that nowadays the school must pay attention to changes in youngsters, mainly focusing in teacher s formation and a proposal for a reflexive school.
Palavras-chave: relação professor-aluno;  indisciplina;  violência;  professor reflexivo;  escola reflexiva;  família;  escola;  teacher-pupil relations;  violence;  reflexive teacher;  reflexive school;  family;  school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: NAJLE, Carolina Paz Muñoz. Relations between teachers and pupils with learning and behavior difficulties: a history of changing. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1702
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13389
Data de defesa: 26-Ago-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1702/1/Carolina%20Paz%20Munoz%20Najle.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.