Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13380
Tipo do documento: Dissertação
Título: Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo
Autor: Polidoro, Elisabete Aparecida Pinto
Primeiro orientador: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Primeiro membro da banca: Mazzotta, Marcos José da Silveira
Segundo membro da banca: Lodi, Ana Claudia Balieiro
Resumo: A inclusão de alunos surdos em salas comuns tem aumentado consideravelmente. Essas pessoas que antes eram excluídas da escola regular, hoje fazem parte dela. Saber como o professor enfrenta esse desafio, como desenvolve seu trabalho em sala de aula, que meios utiliza para mediar o conhecimento e que apoio recebe para participar do processo de inclusão, foi o objetivo desta investigação. Fundamentou-se nos referenciais teóricos de autoridades no assunto, dentre as quais Masini, Mazzotta, Moura, Rosa & Rosa. O procedimento metodológico foi basicamente qualitativo, baseado nas diretrizes de Ludke e André. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo oito perguntas abertas, cujas respostas constituíram o referencial para analisar as condições do aluno surdo nas interações cotidianas da sala de aula. Foram organizados oito quadros, confeccionados a partir de categorias definidas pelas questões do questionário e das respostas dos entrevistados. Os dados mostraram que, na ótica dos professores do Ensino Médio da rede regular de ensino, por falta de informações, falta de apoio especializado e falta de uma política educacional centrada no atendimento adequado aos alunos surdos, as condições oferecidas a tais não propiciam sua inclusão escolar.
Abstract: The inclusion of deaf students into ordinary classrooms has increased considerably. Those who were before excluded from regular schools are today part of them. Learning how the teacher deals with this challenge, conducts his/her work in class, the means he/she uses to mediate knowledge, and the support he/she has in hands to participate in the inclusion process was the goal of this investigation. The present was based on theoretical references of authorities in the matter, such as Masini, Mazzotta, Moura, Rosa & Rosa. Its methodological procedure was fundamentally qualitative, based on Ludke and André s guidelines. Data was collected by the application of a questionnaire containing eight open questions; resulting answers compounded the referential to analyze the deaf student conditions amongst their daily interactions in class. Eight charts were organized, divided into categories defined by the questionnaire questions and the interviewees answers. Data showed; according to secondary school teachers of the regular system of education, lack of information, specialized technical support, and educational politics centered on adequate assistance to deaf students do not offer conditions that could favor inclusion in schools.
Palavras-chave: aluno surdo;  ensino médio;  inclusão escolar;  deaf student;  secondary school;  school inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: POLIDORO, Elisabete Aparecida Pinto. Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1693
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13380
Data de defesa: 11-Ago-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1693/1/Elisabete%20Aparecida%20Pinto%20Polidoro.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.