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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reconhecimento dos conceitos de forma, cor, tamanho e posição em 10 crianças com Síndrome de Rett
Autor: Velloso, Renata de Lima
Primeiro orientador: Schwartzman, José Salomão
Primeiro membro da banca: Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Segundo membro da banca: Araujo, Ceres Alves de
Resumo: Crianças com Síndrome de Rett (SR) apresentam regressão progressiva do desenvolvimento psicomotor e das habilidades de linguagem verbal e perda das habilidades manuais voluntárias, o que lhes dificulta a comunicação. Estudos relatam que meninas com SR utilizam o olhar com finalidade intencional, como forma de comunicação ou de expressão de desejos, o que levanta a possibilidade de avaliação de outros aspectos por meio do olhar, como os aspectos cognitivos. O objetivo deste estudo foi avaliar, em crianças com SR, o reconhecimento dos conceitos de cor (vermelho, amarelo e azul), forma (círculo, quadrado e triângulo), tamanho (grande e pequeno) e posição espacial (em cima e embaixo), com a utilização de equipamento computadorizado de rastreamento ocular. Participaram do estudo 10 crianças com diagnóstico de SR com idade entre 4 anos e 8 meses e 12 anos e 10 meses. Comparando-se o tempo de fixação do olhar das crianças para o conceito solicitado com o tempo de fixação para outros conceitos não solicitados, os resultados não indicaram muitas diferenças significativas. Houve correlação entre o conceito cor "azul" e o aumento da idade, indicando que as crianças mais velhas aprendem o conceito "azul". Concluiu-se que, com o método de avaliação utilizado, as crianças não reconheceram a maior parte dos conceitos de cor, forma, tamanho e posição.
Abstract: Children with Rett Syndrome (RS) are supposed to present progressive regression of psychomotor development and speech abilities as well as spontaneous hand movement loss, resulting in severe difficulties for their communication. Several studies have been reporting that RS girls use the eyes with intentional purpose for communicating or expressing desires, and these findings make possible the use of eyes movements as a tool for assessing other RS aspects, such as the cognitive aspects. Ten girls aged 4y8m to 12y10m with RS were assessed for this investigation with a computer system for visual tracking regarding their ability of recognizing concepts of color (red, yellow and blue), shape (circle, square and triangle), size (big and small) and spatial position (over and under). Results from comparing the time of eyes fixation on required and not required concepts did not differ significantly. Correlation between age advancement and ability for recognizing the concept of the color "blue" could be observed. Children did not show to recognize the most part of the required concepts when assessed with eye tracking system.
Palavras-chave: síndrome de Rett;  rastreamento visual;  cognição;  Rett syndrome;  visual tracking;  cognition
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: VELLOSO, Renata de Lima. Reconhecimento dos conceitos de forma, cor, tamanho e posição em 10 crianças com Síndrome de Rett. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1685
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13372
Data de defesa: 29-Jan-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1685/1/Renata%20de%20Lima%20Velloso.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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