Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13357
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação e estudo dos comportamentos de orientação social e atenção compartilhada nos transtornos invasivos do desenvolvimento
Autor: Montenegro, Margareth Regina Gomes Neves
Primeiro orientador: Mercadante, Marcos Tomanik
Primeiro membro da banca: Paula, Cristiane Silvestre de
Segundo membro da banca: Araujo, Ceres Alves de
Resumo: Comunicação Social Inicial compreende habilidades que surgem cedo no primeiro ano de vida. Entre essas habilidades, Orientação Social (OS) e Atenção Compartilhada (AC) têm se mostrado bons preditores do desenvolvimento da sociabilidade. Prejuízos nessas funções têm sido fortemente associados com o diagnóstico de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). O presente estudo avaliou as habilidades da comunicação social inicial (OS e AC) em crianças com desenvolvimento típico de 2 a 4 anos (n=19) e em crianças com TID de 3 a 7 anos (n=17) pareadas pela idade mental. Para a avaliação o estudo desenvolveu o Protocolo de Avaliação da Comunicação Social Inicial PACSI. Os resultados obtidos nas provas do protocolo demonstraram que as crianças com TID apresentaram performance significativamente pior nos comportamentos de OS e AC, comparadas às crianças com desenvolvimento típico. Entre os comportamentos o que melhor discriminou crianças com TID das crianças com desenvolvimento típico foi o de Iniciação de Atenção Compartilhada. O protocolo PACSI permite detectar alterações no desenvolvimento da comunicação social no primeiro ano de vida, sendo um instrumento para o diagnóstico precoce e estabelecimento de programas de intervenção nos casos de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
Abstract: Initial Social Communication comprehends skills that appear in early infancy. Among which, Social Orienting (SO) and Joint Attention (JA) have proven to be good predictors of the development of sociability. The impairment of such functions has been strongly associated with the diagnosis of Pervasive Developmental Disorders (PDD). The present study has assessed the initial social communication skills (Social Orienting and Joint Attention) in children from 2 to 4 years old with typical development (n=19) and in children from 3 to 7 years old with Pervasive Developmental Disorder (n=17) paired by mental age. For the assessment the study has developed the PAISC - (Protocol of Assessment of Initial Social Communication). The results from the trials of the protocol have demonstrated that children with Pervasive Developmental Disorder have shown significantly worst performance in the Social Orienting and Joint Attention behaviors if compared to the children with typical development. Among the behaviors, the one that better distinguished children with Pervasive Developmental Disorder from the children with typical development was the Initial Joint Attention. The PAISC protocol allows detecting changes in the development of social communication in the first year of life, being an instrument for the early diagnosis and employment of intervention programs in the cases of Pervasive Developmental Disorders.
Palavras-chave: orientação social;  atenção compartilhada;  transtorno invasivo do desenvolvimento;  social orienting;  joint attention;  pervasive developmental disorder
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: MONTENEGRO, Margareth Regina Gomes Neves. Avaliação e estudo dos comportamentos de orientação social e atenção compartilhada nos transtornos invasivos do desenvolvimento. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1668
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13357
Data de defesa: 6-Set-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1668/1/Margareth%20Neves%20Montenegro.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.