Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13353
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
Autor: Silva, Lívia Joelma Almeida de Lima e
Primeiro orientador: Mazzotta, Marcos José da Silveira
Primeiro membro da banca: Assis, Silvana Maria Blascovi de
Segundo membro da banca: Silva, Shirley
Resumo: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo cujo objetivo foi identificar e analisar criticamente possíveis influências da situação de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) no seu processo de habilitação/reabilitação fisioterapêutica. Foi realizada pesquisa teórica, bibliográfica e documental, e pesquisa de campo. Participaram do estudo seis fisioterapeutas da cidade de Salvador-BA que atendiam crianças com paralisia cerebral entre 4 e 11 anos de idade e que freqüentavam escolas regulares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas focalizando a visão do profissional acerca da possível relação existente entre reabilitação fisioterapêutica e a inclusão escolar dos seus pacientes. Comprovou-se que a inclusão escolar possui influências positivas consideráveis na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. Ficou evidenciado que os fisioterapeutas consideram a inclusão escolar um processo relevante e reconhecem os benefícios que o ambiente escolar comum e a convivência com crianças sem deficiência podem trazer para as crianças com PC. Além disso, pôde-se constatar que o fato de o paciente com PC freqüentar escola regular influencia a elaboração e o desenvolvimento do plano de tratamento habilitador/reabilitador que o fisioterapeuta traçará para a criança.
Abstract: This qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child.
Palavras-chave: fisioterapia;  inclusão escolar;  paralisia cerebral;  pessoa com deficiência;  reabilitação;  physiotherapy;  school inclusion;  cerebral palsy;  person with disabilities;  rehabilitation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: SILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1664
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13353
Data de defesa: 7-Ago-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1664/1/Livia%20Joelma%20Almeida%20de%20Lima%20e%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.