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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de coerência local e inferência por meio do Local Coherence Inference Test traduzido para a língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Local coherence and inference evaluation by the Local Coherence Inference Test translated into Portuguese Language
Autor: Carvalho, Ariane Cristina Ramello de
Primeiro orientador: Schwartzman, José Salomão
Primeiro membro da banca: Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Segundo membro da banca: Araujo, Ceres Alves de
Resumo: Avaliação de coerência local e inferência por meio do Local Coherence Inference Test traduzido para a língua portuguesa Em face da escassez de instrumentos devidamente validados no Brasil capazes de medir habilidade de coerência local em crianças, constatou-se a necessidade de realizar um estudo que revele quantitativamente o desempenho do processamento linguístico, no tocante a coerência local numa população de crianças normais da rede de ensino regular. A habilidade coerência local é imprescindível para uma boa compreensão textual e é caracterizada pela produção de inferências entre uma sentença e outra à partir da leitura de um texto. Neste estudo utilizou-se o Local Coherence Inference Test traduzido para a língua portuguesa, o qual foi aplicado em 50 crianças normais, do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 13 anos, com o objetivo de verificar se há efeito de idade no desempenho deste grupo no Local Coherence Inference Test traduzido para a língua portuguesa. Os resultados mostraram que as crianças de 9 anos de idade apresentaram sensível redução no desempenho do teste, porém, a discrepância do número de acertos entre os grupos etários não foi significativa, o que pode indicar que crianças com 9 anos de idade já conseguem acessar adequadamente a habilidade de coerência local, porém, quanto mais treino de leitura, conhecimento sobre o tema lido e maior o repertório lexical mais competente a criança será em estabelecer uma inferência entre uma sentença e outra.
Abstract: Given the scarcity of well-validated instruments in Brazil capable of measuring local coherence ability in children-found the need to undertake a study to quantitatively reveal the performance of linguistic processing, in respect of local coherence in a population of normal children of the network mainstream education. The ability local coherence is essential for good reading comprehension and is characterized by the production of inferences between a sentence and the other from the reading of a text. In this study we used the Local Coherence Inference Test translated into Portuguese, which was applied in 50 normal children of elementary school, aged 9-13 years, with the objective of determining if there is an age effect on the performance of this group on the Local Coherence Inference Test translated into Portuguese. Results showed that children 9 years of age showed some reduction in their performance in the test, however, the discrepancy in the number of correct responses between the groups was not significant, which may indicate that children 9 years old can properly access the ability of local Coherence, but the more practice reading, knowledge about the theme and most relevant topic lexical repertoire child will be able to establish an more appropriate inference from a sentence and another.
Palavras-chave: coerência local;  Local Coherence Inference Test;  leitura;  local coherence;  Local Coherence Inference Test
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: CARVALHO, Ariane Cristina Ramello de. Local coherence and inference evaluation by the Local Coherence Inference Test translated into Portuguese Language. 2014. 46 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1625
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13315
Data de defesa: 4-Fev-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1625/1/Ariane%20Cristina%20Ramello%20de%20Carvalho.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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