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Tipo do documento: Dissertação
Título: Evidências de validade e fidedignidade da Bateria de Visualização e Raciocínio da Leiter-R em crianças de 2 e 3 anos de idade
Autor: Antonio, Daniela Aguilera Moura
Primeiro orientador: Macedo, Elizeu Coutinho de
Primeiro membro da banca: Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Segundo membro da banca: Carvalho, Lucas de Francisco
Resumo: A avaliação cognitiva na infância possibilita a detecção precoce de déficits cognitivos, permitindo uma intervenção mais eficaz. No Brasil, há uma escassez de instrumentos de avaliação cognitiva disponíveis para crianças menores de 5 anos. Dentre os instrumentos internacionais, destaca-se a Leiter International Performance Scale-Revised (Leiter-R), utilizada para avaliação da inteligência não verbal. A Leiter-R abrange a faixa etária dos 2 aos 20 anos e é composta pela Bateria de Visualização e Raciocínio (BVR) e pela Bateria de Atenção e Memória (BAM). O objetivo do presente trabalho foi verificar evidências de validade e fidedignidade da BVR em crianças de 2 e 3 anos de idade. Participaram do estudo 107 crianças de ambos os sexos, sendo 49 crianças de 2 anos e 58 de 3 anos. Todas as crianças frequentavam creches públicas da cidade de São Paulo. Os coeficientes de Spearman- Brown ficaram em torno de 0,90 e de Alfa de Cronbach em torno de 0,70 indicando boa precisão do instrumento. As análises de variância mostraram diferenças estatisticamente significativas em função da idade para todos os subtestes. Além disso, a BVR apresentou correlações positivas e significativas com a Escala de Maturidade Mental Columbia (EMMC), o Teste Infantil de Memória de Trabalho (TIMT) e o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP). As análises não revelaram diferenças significativas entre meninos e meninas. Desta maneira, os resultados encontrados indicam boa adequação dos parâmetros psicométricos da BVR da Leiter-R para avaliação de crianças de 2 e 3 anos de idade. Esses resultados preenchem requisitos básicos que indicam boa qualidade psicométrica do instrumento.
Abstract: The cognitive assessment in childhood enables early detection of cognitive deficits, allowing for more effective intervention. In Brazil, there is a shortage of cognitive assessment instruments available for children under 5 years old. Among the international instruments, highlights the Leiter International Performance Scale-Revised (Leiter-R) used for the evaluation of nonverbal intelligence. The Leiter-R covers the age range from 2 to 20 years old and it composed by Visualization and Reasoning Battery (VRB) and the Attention and Memory Battery (AMB). The aim of this study was to determine validity and reliability of VRB in children aged 2 and 3 years old. The study included 107 children of both genders, which 49 are children aged 2 years and 58 are children aged 3 years. All children attending public kindergartens in city of São Paulo. The Spearman-Brown coefficients were around 0.90 and the Cronbach's Alpha around 0.70, indicating good accuracy of the instrument. The analysis of variance showed statistically significant differences by age for all subtests. In addition, BVR showed significant positive correlations with the Columbia Mental Maturity Scale (CMMS), the Test of Infant Working Memory (TIWM) and the Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT). The analyzes revealed no significant differences between boys and girls. Thus, the results indicate good fit of the psychometric parameters of the BVR Leiter-R for assessing 2 and 3 years old children. These results fulfill basic requirements indicate good psychometric quality.
Palavras-chave: avaliação cognitiva na infância;  inteligência não verbal;  Leiter-R;  cognitive assessment in childhood;  nonverbal intelligence;  Leiter-R
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA::CONSTRUCAO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLOGICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: ANTONIO, Daniela Aguilera Moura. Evidências de validade e fidedignidade da Bateria de Visualização e Raciocínio da Leiter-R em crianças de 2 e 3 anos de idade. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1612
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13302
Data de defesa: 8-Ago-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1612/1/Daniela%20Aguilera%20Moura%20Antonio.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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