Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13301
Tipo do documento: Dissertação
Título: Potenciais evocados relacionados à Tarefa de Deese, Roediger e McDermott em crianças e adolescentes com Transtorno Global do Desenvolvimento
Autor: Valasek, Claudia Aparecida
Primeiro orientador: Boggio, Paulo Sérgio
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizeu Coutinho de
Segundo membro da banca: Albuquerque, Emanuel Pedro Viana Barbas de
Resumo: Nas últimas décadas o interesse pela investigação do fenômeno da falsa-memória tem se ampliado. Na literatura ainda é escasso o número de estudos que investigam os componentes eletrofisiológicos subjacentes ao reconhecimento verdadeiro e ao reconhecimento falso, principalmente no que diz respeito a crianças e adolescentes com diagnóstico de autismo. O presente trabalho teve como objetivo analisar as diferenças comportamentais no desempenho da tarefa adaptada do paradigma de Roediger e McDermott nos dois grupos e verificar a presença de componentes eletrofisiológicos na fase de reconhecimento. Participaram do estudo 15 crianças/adolescentes, sendo 7 de grupo com diagnóstico de autismo (média 15 ±3,6) e 8 de grupo com desenvolvimento típico (média 10,7 ±2,5.). Resultados comportamentais mostram que não houve diferença significativa entre as taxas de acertos por reconhecimento da palavra-alvo, erro por falsas-pistas e erro por distratores. Ao contrário do que se esperava essa diferença também não foi observada no grupo de crianças com autismo, indicando assim que talvez não ocorra neste tipo de tarefa um processamento literal da informação. Análise dos dados eletrofisiológicos na fase de reconhecimento revelou o componente old/new (500-1000ms) que apresenta maior amplitude para reconhecimento verdadeiro em comparação ao reconhecimento falso. O interessante é verificar que esse componente foi observado tanto no grupo de desenvolvimento típico como no grupo com autismo. Além disso, foi encontrado componente P1 de menor amplitude para rejeição correta de falsas-pista em comparação aos outros tipos de acertos. Esse componente parece sensível a discriminação das palavras com associação semântica. Outro componente encontrado e que não é descrito na literatura para esse tipo de tarefa é o componente P2. Dessa forma, este estudo pode aumentar o conhecimento sobre as bases neurobiológicas e comportamentais do funcionamento no especialmente no que se refere ao processamento semântico de palavras.
Abstract: In the last decades the research interests in the false memory phenomenon have been amplified. The number of studies in the literature that investigate the electrophysiological components underlying the true recognition and the false recognition is still scarce, principally with respect to children and adolescents with autism diagnostic. The aim of this study was to analyze the behavioral differences in the performance of the subjects in the adapted Roediger and McDermott paradigm task in both groups and verify the presence of electrophysiological components in the recognition phase. Fifteen children/adolescents participated in the experiment. Seven of the subjects belonged to the autism diagnostic group (mean 15 + 3,6) and 8 subjects belonged to the typical development group (mean 10,7 + 2,5). The behavioral results showed that there was not a significant difference in the rates of correctness on the recognition of the target word, error by critical clue and critical distractor. Contrary to what was expected, this difference was also not observed in the children with autism. This might indicate that a literal information processing does occur in this kind of task. The analysis of the electrophysiological data in the recognition phase revealed the old/new component (500-1000ms) that presents higher amplitude for true recognition than for false recognition. It is interesting to notice that this component was observed on both typical development and autism groups. Moreover, it has been observed the low amplitude P1 component for correct rejection of critical clues in comparison to other types of correct answers. This component seems to be sensible to the discrimination of semantically associated words. Another component found but not described in the literature for this type of task is the P2 component. Therefore, this study may increase the knowledge about the neurobiological basis and the behavioral functioning, especially regarding the semantic word processing.
Palavras-chave: potencial relacionado ao evento;  EEG;  autismo;  transtorno global do desenvolvimento;  falsas memórias;  event-related potential;  EEG;  autism;  pervasive developmental disorder;  false memories
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1611
Data de defesa: 7-Fev-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1611/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.