Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13290
Tipo do documento: Dissertação
Título: Necessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das Artes
Título(s) alternativo(s): Needs of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes city
Autor: Araujo, Catherine Oliveira de
Primeiro orientador: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Primeiro membro da banca: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
Segundo membro da banca: Schwartzman, José Salomão
Resumo: Com esta pesquisa objetivou-se conhecer e compreender as necessidades da criança com síndrome de Down em escola regular particular, do ponto de vista de educadores e pais, bem como sistematizar o que é esperado da escola para essa criança. O estudo fundamentou-se em autoridades nos conhecimentos sobre a síndrome de Down (Schwartzman e Otto) e na literatura especializada sobre inclusão (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). O levantamento das necessidades escolares de uma criança com síndrome de Down foi realizado na escola Adventista do Embu das Artes com a criança, seus pais e educadores. A relevância do levantamento das necessidades da criança com síndrome de Down na escola regular está em conhecer os desafios e os problemas que as crianças enfrentam para que a escola possa oferecer as condições e os meios apropriados para atendêlas, busque referenciais para desenvolver seu trabalho, e acompanhe o aluno sistematicamente em reuniões individuais, coletivas, ou em outras situações que se façam necessárias.
Abstract: Getting to know and understanding the needs of a Down syndrome child in a private regular school from parent's and educators point of view as well as what is expected from the school for this child was the main purpose of this study, which was based on excellence researchers in Down syndrome matters (Schwartzman and Otto), and on specialized literature about inclusion (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). School needs of a Down syndrome child survey was carried out in the Adventist School of Embu das Artes city, including the child itself, their parents, and educators. This is a relevant survey since it makes possible to know the challenges and problems met by these children, so that the school can support them with adequate conditions, ways and means, search for references for developing its work, and sistematically follow the pupil in individual or collective meetings, or in any other emerging situation.
Palavras-chave: síndrome de Down;  inclusão;  integração;  Down syndrome;  inclusion;  integration
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: ARAUJO, Catherine Oliveira de. Needs of the Down syndrome child in regular class of a private school: study of a child in Embu das Artes city. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1599
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13290
Data de defesa: 15-Fev-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1599/1/Catherine%20Oliveira%20de%20Araujo.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.