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dc.creatorMartinez, Rodrigo Quadros Altieript_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:39:56Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:04:18Z-
dc.date.available2012-11-30pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:04:18Z-
dc.date.issued2012-08-21pt_BR
dc.identifier.citationMARTINEZ, Rodrigo Quadros Altieri. Influência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveis. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1585-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13276-
dc.description.abstractTranscranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive method to modulate brain activity. Its effects are attracting enormous interest as a therapeutic tool for motor rehabilitation. Motor learning can be defined as the ability to perform a task motor providing a relatively permanent improvement in performance thereof. This research aimed to investigate the effects of tDCS on M1 in the process of motor learning in healthy adult females. For this purpose 21 subjects performed two types of motor tasks, TJJ and Maze test and tDCS on primary motor cortex. The results indicated a significant improvement of motor performance after stimulation of the anodic to the primary motor cortex TJJ (p <0.000001) and cathodic tDCS in primary motor cortex showed hinder performance (p = 0.006). To the maze test was not significant effect of tDCS for the periods of acquisition, transfer, retention, and visual retention. At the end our results show that tDCS anode and cathode in primary motor cortex influences motor performance, confirming the idea of tDCS associated with motor function.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem Motorapor
dc.subjectETCCpor
dc.subjectmotor Learningeng
dc.subjectTDCSeng
dc.titleInfluência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoA Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma ferramenta de modulação cortical não-invasiva, indolor de fácil aplicação. Seus efeitos estão atraindo enorme interesse como uma ferramenta terapêutica para reabilitação motora, devido seu potencial de modular a excitabilidade local e conduzir a melhora da função motora e desempenho de uma tarefa. Aprendizagem Motora pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa motora proporcionando uma melhora relativamente permanente no desempenho da mesma. O objetivo do trabalho foi investigar os efeitos da ETCC em M1 no processo de aprendizagem motora em adultos saudáveis do sexo feminino. Para isso 21 sujeitos realizaram dois tipos de tarefas motoras, TJTHF e Teste do Labirinto e ETCC em córtex motor primário. Os resultados indicaram haver uma melhora significativa do desempenho motor após estimulação anódica do córtex motor primário para o TJTHF (p<0,000001) e a ETCC catódica no córtex motor primário demonstrou dificultar o desempenho (p=0,006). Para o Teste do Labirinto não foi verificado efeito significativo da ETCC para os períodos de aquisição, transferência, retenção e retenção visual. Ao final nossos resultados mostram que ETCC anódica e catódica em córtex motor primário influencia o desempenho motor, confirmando a idéia da ETCC em cortéx motor associada à melhora da função motora.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0724129724454418por
dc.contributor.advisor1Boggio, Paulo Sérgiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659408656635728por
dc.contributor.referee1Haddad Junior, Hamiltonpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2916820411141675por
dc.contributor.referee2Assis, Silvana Maria Blascovi dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3746/Rodrigo%20Quadros%20Altieri%20Martinez.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1585/1/Rodrigo%20Quadros%20Altieri%20Martinez.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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