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dc.creatorPereira, Ana Paula Prustpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:39:48Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:04:15Z-
dc.date.available2011-10-24pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:04:15Z-
dc.date.issued2011-08-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1565-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13256-
dc.description.abstractExecutive functions refer to the skills needed to plan, initiate, implement and monitor intentional conduct related to an objective or environmental demands and allows to the subject guide behaviors to as objetive. Include inhibition, working memory, cognitive flexibility, selective attention, planning and organization. Executive functions develop during childhood and deficits are related to various disorders that affect children and adolescents, such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD. To investigate this relation, specially in early childhood, this study examined the relationship between executive functions and development of children 4 and 6 years and their relationship with signs of inattention and hyperactivity. It was assessed 85 children attended a public school for kindergarten and elementary school of São Paulo. To assess executive functions were used Trial Making Test (TMT), Cancellation Attention Test (CAT) and Semantic Stroop Test. The Swanson, Nolan e Pelham Questionaire SNAP IV, Brazilian version, was answered by parents and teachers to assess inattention and hyperactivity. Mann-Whitney tests revealed grade effect for TMT (execution time in part B), CAT (scores in parts 1, 2 and 3, and errors in part 3), and Semantic Stroop Test (reaction time in part B). Kruskal-Wallis analysis revealed age effect of TMT (execution time in Part B), CAT (scores in parts 1 and 3, and errors in parts 1 and 2) and Semantic Stroop Test (reaction time in parts A, B and interference). There were also several significant correlations between performances on different tests and between executive performance and parents and teachers reporting of inattention and hyperactivity signs, specially between teachers reports and TMT, CAT and Stroop. Thus, this study corroborated theory about the development of executive functions and their relations with signs of inattention and hyperactivity, extending these assumptions for children at very early age.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectavaliação neuropsicológicapor
dc.subjectdesenvolvimento infantilpor
dc.subjectfunções executivaspor
dc.subjectneuropsychological assessmenteng
dc.subjectexecutive functionseng
dc.subjectchild developmenteng
dc.titleDesenvolvimento de funções executivas em crianças sem domínio da linguagem escrita e relação com desatenção e hiperatividadepor
dc.title.alternativeDevelopment of executive functions in children without written language and relationship with inattention and hyperactivityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.description.resumoFunções executivas referem-se às habilidades necessárias para planejar, iniciar, realizar e monitorar comportamentos intencionais, relacionados a um objetivo ou a demandas ambientais, permitindo ao indivíduo direcionar comportamentos a metas. Incluem inibição, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, atenção seletiva, planejamento e organização. As funções executivas desenvolvem-se de modo bastante evidente durante a infância e alterações nessas funções estão relacionadas a diversos distúrbios que acometem crianças e adolescentes, tais como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. De forma a investigar tal relação, principalmente em crianças pequenas, este estudo analisou a relação entre funções executivas e o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos, bem como a sua relação com sinais de desatenção e hiperatividade. Participaram 85 crianças de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental da grande São Paulo. Para avaliar funções executivas foram usados Teste de Trilhas para pré-escolares (TTP), Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Stroop Semântico. O Swanson, Nolan e Pelham Questionaire SNAP IV, versão brasileira, foi respondido por pais e professores para avaliar sinais de desatenção e hiperatividade. Análises de Mann-Whitney revelaram efeito de série para TTP (tempo de execução na parte B), TAC (acertos nas partes 1,2 e 3, e erros na parte 3) e Teste de Stroop Semântico (tempo de reação na parte B). Análises de Kruskal-Wallis revelaram efeito da idade para TTP (tempo de execução na parte B), TAC (acertos nas partes 1 e 3, e erros nas partes 1 e 2) e Teste de Stroop Semântico (tempos de reação nas partes A, B e na interferência). Houve ainda diversas correlações significativas entre desempenhos nos diferentes testes executivos, bem como entre tais desempenhos e o relato de pais e professores sobre sinais de desatenção e hiperatividade, principalmente entre as respostas dos professores e TTP, TAC e Stroop. Dessa forma, esse estudo corroborou presspostos teóricos sobre o desenvolvimento das funções executivas e suas relações com sinais de desatenção e hiperatividade, estendendo tais pressupostos para crianças em faixa etária bastante precoce.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7105106387539898por
dc.contributor.advisor1Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.contributor.referee1Macedo, Elizeu Coutinho dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445por
dc.contributor.referee2Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4118225365370155por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3720/Ana%20Paula%20Prust%20Pereira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1565/1/Ana%20Paula%20Prust%20Pereira.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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