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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolar
Autor: Miccas, Camila
Primeiro orientador: D´antino, Maria Eloisa Famá
Primeiro membro da banca: Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Segundo membro da banca: Bueno, José Geraldo Silveira
Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar um protocolo, baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), para a avaliação de escolares com deficiência intelectual e verificar a sua aplicabilidade. A elaboração do protocolo passou por etapas distintas, a saber, desenvolvimento de um protocolo inicial, revisão após exame de qualificação, análise por pesquisadores juízes e revi-são pela pesquisadora. Ao final desse processo, convergiu-se apenas para o com-ponente Atividades e Participação da CIF para a seleção dos itens componentes no protocolo proposto. A aplicabilidade dessa última versão do protocolo foi verifica-da em estudo-piloto junto a professores do Ensino Fundamental I que ministram au-las para alunos com síndrome de Down em salas regulares da rede municipal de ensino de Barueri, SP. O estudo piloto com grupo controle (crianças com desenvol-vimento típico) e crianças com Síndrome de Down, mostrou que o protocolo avalia a funcionalidade em Atividades e Participação, de forma adequada. Foi verificado, a-través de questionário aplicado com os professores, boa aceitação do uso do proto-colo em ambiente escolar.
Abstract: A protocol based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was developed for the assessment of students with intellectual dis-ability, and its applicability was verified. The elaboration of such protocol involved different steps: an initial version of the protocol, a reviewed version attending the recommendations of the members of the Research Examination Committee, and the submission of this reviewed version to the judgment of three expert researchers. At the end of the process, only the component Activities and Participation of the ICF was elected to take part of the protocol here proposed. The applicability of this final version was verified in a restrictive pilot-study including teachers of the Fundamental Education I who had students with Down´s syndrome in their regular classrooms of the public education system of Barueri, SP, Brazil. The pilot-study with a control group (typically developing children) and children with Down syndrome, showed that the protocol evaluates the functionality and Participation in Activities, as appropriate. It was found by a questionnaire applied to teachers' receptiveness to the use of protocol in the school environment.
Palavras-chave: deficiência intelectual;  síndrome de Down;  ensino fundamental I;  avaliação de escolares;  inclusão escolar;  intellectual disability;  basic education;  school assessment;  inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1558
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13249
Data de defesa: 18-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1558/1/Camila%20Miccas.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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