Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa de educação de jovens e adultos: da experiência de vida à experiência escolar
Título(s) alternativo(s): Program for youth and adults education (EJA): from life experience to school experience
Autor: Coelho, Ana Lígia Andrade Silva
Primeiro orientador: Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Primeiro membro da banca: Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Segundo membro da banca: Assis, Silvana Maria Blascovi de
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na LDB 9.424/1996 e classificada como parte integrante da Educação Básica, apresentando-se, em muitos casos, como a única alternativa de inclusão social para os alunos que já estão fora do sistema de ensino. O referencial bibliográfico deste estudo baseia-se em Vygotsky, que demonstrou a importância da integração social como fonte do conhecimento e da mediação no processo de aprendizagem, e que o papel de mediadores pode, e deve ser desempenhado pelos pais e professores. São analisadas aqui as características dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir de entrevistas com quatro alunos de EJA de uma instituição particular da cidade de São Paulo, destacando suas histórias de dificuldades de aprendizagem. Investigando a história de vida familiar e escolar desses alunos e resgatando suas experiências, foi possível referenciá-las com as dificuldades que enfrentam no presente. Os resultados obtidos devem servir de auxílio no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e propostas metodológicas dos Programas de EJA, a fim de adequá-las à realidade desse público-alvo.
Abstract: Education of Youth and Adults (EJA) is part of LDB 9.424/1996 and classified as part of Basic Education, presented in many cases as the only alternative of social inclusion for pupils out of mainstream education. Theoretical review was based in Vygotsky, who has shown the importance of social integration as a source of knowledge and mediation in learning processes and that mediators role may and must be played by parents and teachers. Features of Education of Youth and Adults in Brazil are analysed via interviews with four EJA pupils from a private institution in São Paulo city, presenting their history of learning difficulties. Investigation family and school life history of those pupils as well as recovering their experiences, it was possible to reference them to their present difficulties. Results may be used to help in improvement of educational practice and methodological proposals of EJA programs, to adequate them to its population reality.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos;  dificuldades de aprendizagem;  história de vida;  história da família;  youth and adults education;  learning difficulties;  life history;  family history
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: COELHO, Ana Lígia Andrade Silva. Program for youth and adults education (EJA): from life experience to school experience. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1556
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13247
Data de defesa: 1-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1556/1/Ana%20Ligia%20Andrade%20Silva%20Coelho.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.