Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13227
Tipo do documento: Dissertação
Título: As influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criança
Autor: Dimberio, Alessandra Cieri
Primeiro orientador: Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Primeiro membro da banca: Oliveira, Irani Tomiatto de
Segundo membro da banca: Stroili, Maria Helena Melhado
Resumo: Este estudo pesquisou cinco crianças repetentes, de idade entre 7 a 12 anos, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino, do Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Paulo, a fim de investigar manifestações de sua compreensão quanto às atitudes dos pais frente às suas dificuldades de aprendizagem, sob uma ótica psicanalítica. Descreve as análises do Desenho da Família e do Par Educativo produzidos por cada participante combinadas aos respectivos inquéritos. Os sinais mais presentes obtidos por meio das análises foram afastamento, timidez e sentimento de inadequação ou culpa sobre a incapacidade de agir corretamente. A análise dos dados também mostrou que as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram certos conflitos familiares significativos, como o distanciamento materno ou paterno. Os resultados apontam para o aprimoramento nas relações entre pais e filhos e a prevenção das dificuldades escolares.
Abstract: This study has researched five retained children aged 6 to 12 years, three male and two female from Primary School attending a private school in São Paulo, aiming to investigate their comprehension of their parents attitudes concerning their learning difficulties, on a Psychoanalytic theoretical framework. It describes the analyses of the Family Drawing and the Educational Pair Drawing produced by each participant as well as the questioning of those drawings. Most common signs were shyness and feeling of inadequacy, or guilty due to inadequate behaviors. Data analysis also showed that children who presented learning difficulties presented significant family conflicts such as mother and father distance. Results point to enhancing parent and children relationships and prevention of school difficulties.
Palavras-chave: influências parentais;  criança;  dificuldade de aprendizagem;  família;  parental influences;  children;  learning difficulties;  family
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Psicologia
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1536
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13227
Data de defesa: 3-Dez-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1536/1/Alessandra%20Cieri%20Dimberio.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.