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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ferramenta para acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores utilizando o método de aprendizagem por competências
Autor: Ratola, Guilherme Barbosa
Primeiro orientador: Omar, Nizam
Primeiro membro da banca: Silva, Leandro Nunes de Castro
Segundo membro da banca: Pimentel, Edson Pinheiro
Resumo: O aprendizado de programação de computadores é fundamental na formação de um profissional de computação. No entanto, esta atividade é de aprendizagem difícil, contínua e permanente, uma vez que a cada dia novas linguagens e ambientes surgem no mercado de trabalho. Nos cursos da área de computação, muitos estudantes apresentam dificuldades para aprender a programar, pois a atividade requer alto nível de competência e o aprendizado e domínio de conceitos complexos. O desenvolvimento de ambientes computacionais que apóiem a aprendizagem de programação é de grande valia nesse cenário, que envolve estudantes, professores e profissionais. Muitas pesquisas e trabalhos têm sido desenvolvidos nessa área, na medida em que fornecem contribuições importantes na construção de ambientes computacionais. Este trabalho apresenta uma ferramenta de suporte ao processo de ensinoaprendizagem de programação a alunos de graduação, priorizando a interdisciplinaridade, com uma abordagem baseada no método de aprendizagem por competências. Apresenta-se aqui também o mecanismo de Pirâmide Conceitual como uma alternativa ao planejamento de aprendizagem para o aluno. Como suporte ao ensino de programação, este trabalho utiliza a linguagem de programação Java, motivado pela alta demanda de utilização nos cursos superiores. Os estudantes são classificados por seus conhecimentos prévios em cada um dos conceitos e é esperado que a partir dessas informações e com a medida do Conceptual Gap com relação a Pirâmide Conceitual de determinado conceito seja possível desenvolver um plano de aprendizagem para esse aluno. Espera-se que a utilização desta ferramenta, auxiliando o processo de aprendizagem, contribua no sentido de tornar a representação de conceitos, exercícios e competências relacionados às disciplinas de um curso de Computação adequada.
Abstract: The learning of computer programming is fundamental in the formation of a computing professional. However, its learning is difficult and longlife, considering that every day new languages and environments appear in the labor market. In the Computer Science courses, many students have difficulties programming, the activity requires the learning of complex concepts. The development of computational environments to support the learning of programming is of great value in this scenario, which involves students, teachers and professionals. Many researches and studies have been developed and they provide important contributions in the construction of learning computing environments. This dissertation proposes the development of a tool to support the process of teaching and learning of programming to students, prioritizing interdisciplinary, with an approach based on the Method of Learning by Competence. It presents also a mechanism of Concept Pyramid as an alternative to the planning of learning for a student. To support teaching of computer programming, the tool, presented in this work, uses the Java programming language, motivated by the high demand for use in undergraduate courses. The students are classified by their prior knowledge of each concept and it is expected that from this information and the measure of the student s Conceptual Gap regarding Conceptual Pyramid of a concept is possible to develop a learning plan for each student. It is expected that the use of this tool, helping the process of teaching and learning in the classroom, contribute to make the representation of concepts, exercises and skills related to each discipline from an appropriate course.
Palavras-chave: ambiente de aprendizagem;  programação de computadores;  método de aprendizagem por competências;  linguagem de programação Java;  learning environment;  computer programming;  method of learning for competence;  Java programming language
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Engenharia Elétrica
Programa: Engenharia Elétrica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1517
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13149
Data de defesa: 9-Mar-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1517/1/Guilherme%20Barbosa%20Ratola.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

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